Começa na segunda-feira a saga da seleção brasileira feminina nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Com 11 das 12 atletas que disputaram a última LBF (apenas Stephanie, do universitário americano, não estiveram por aqui), o time comandado por José Neto, que estreia no comando técnico das meninas nesta competição, as brasileiras medem forças com o Canadá a partir das 15h30.

Na sequência, Porto Rico (07/08 às às 23h) e Paraguai (08/08 às 20h). Todos os jogos serão realizados no Coliseu Eduardo Dibós. A Chave B é composta por Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Ilhas Virgens. Os dois primeiros avançam às semifinais, e os ganhadores dos confrontos fazem a disputa do ouro.

Esta será a primeira competição oficial de José Neto no comando da feminina e com um grupo que mescla a experiência de Érika e Clarissa com a juventude de Aline, Stephanie, Raphaella Monteiro e Lays, por exemplo. É importante ficarmos de olho na intensidade que Neto diz pretender trazer à seleção e também para um começo de trajetória que terá, ainda, Americup, Pré-Olímpico das Américas e Pré-Olímpico Mundial até chegar, quem sabe (tomara!) às Olimpíadas de Tóquio em 2020.

O Pan-Americano é, também, uma forma de matarmos as saudades da LBF, que está esperando para ter a sua final a partir de 16 de agosto entre Campinas e Sampaio Correa (decisão começando no interior de São Paulo aliás às 20h, com ESPN e tudo mais).

Abaixo a numeração oficial e as atletas que representarão o país em Lima:

Seleção Brasileira

03. Isabela RAMONA Lyra Macedo (escolta)
05. Raphaella MONTEIRO da Silva (lateral)
07. Patrícia Teixeira Ribeiro, PATTY (escolta)
08. Tainá Mayara da PAIXÃO (escolta)
09. LAYS da Silva (armadora)
10. Tatiane Pacheco Nascimento, TATI (lateral)
11. Clarissa Cristina DOS SANTOS (ala/pivô)
12. Aline Cristina Cezário de MOURA (ala/pivô)
14. Érika Cristina DE SOUZA (pivô)
18. DÉBORA Fernandes da Costa (armadora)
24. Stephanie Carmen SOARES (ala/pivô)
77. Izabella Frederico SANGALLI (lateral)