Na década de 1990 nasceu um movimento pra lá de importante ao redor do mundo. Conhecido como Outubro Rosa, ele vista estimular a participação da população feminina no controle do câncer de mama.

E assim como em 2017 a LBF endossa a campanha nas redes sociais com a hashtag #LBFRosa. Neste mês as atletas Carina Felippus (Blumenau), Kelly (Ituano) e a cestinha da última edição, Jaqueline (Santo André/Apaba), estampam a imagem da entidade.

O importantíssimo Outubro Rosa celebrada anualmente e tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Recente análise do Ministério da Saúde nas postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter mostrou que existe bastante desinformação a respeito do tema, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença.

Para se ter uma noção da importância e de como brasileiros ainda negligenciam o exame, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2016, um equivalente a 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Recomende, reforce e consciente as pessoas ao seu redor sobre a importância do exame neste Outubro Rosa. E use a #LBFRosa em suas postagens.