(Robson Neves/Uninassau)

Começaram ontem as semifinais da Liga de Basquete Feminino. Em Blumenau, o Campinas manteve a invencibilidade na competição, bateu as donas da casa por 69-60, abriu 1-0 e está a apenas uma vitória de chegar à decisão da competição.

No outro duelo, uma disputa regional. A partir das 20h desta terça-feira medem forças Uninassau, de Pernambuco, e Sampaio Correa, do Maranhão. No clássico nordestino da LBF, os dois times que já foram campeões da competição buscam vaga na final com estilos bem diferentes.

Pelo lado da Uninassau, o técnico Roberto Dornelas, um dos mais longevos da competição, renovou bastante a sua equipe em relação a temporada passada. A força do time para esta edição da LBF está em Gil (14,9 pontos e 6,3 rebotes), Tássia (14,6 pontos em ótimo campeonato) e na cubana Casanova, armadora de mão cheia e que registra 14,4 pontos, 6,2 assistências e 5 rebotes de média. Além delas destacam-se a jovem Gabriela (9,6 pontos), Chirinda (5,8) e Maria Carolina (4,2). Os 70 pontos/jogo de média colocam o ataque como o segundo mais produtivo do torneio.

Do outro lado está o time do técnico Virgil Lopez. Estreante no comando do Sampaio, o francês encontrou a melhor formação do seu time durante a competição, melhorou o sistema defensivo (55 pontos sofridos/jogo, menor índice da LBF), encaixou as novas peças e também baseou seu ataque uma trinca de respeito. Brihanna Jackson (13,1 pontos), Tatiane Pacheco (11,6) e Ziomara (11,1) respondem por mais de 50% dos pontos do time que também conta com Leila Zabani (8,6), Joice Coelho (6,7), Vitoria Marcelino (6,1) e Karina Jacob (5,9).

Quem será que chega à final da Liga de Basquete Feminino para representar o Nordeste?