(Robson Neves)

Acontece hoje às 19h (ESPN Extra exibe) um dos jogos mais importantes da temporada 2019 da LBF. Com o Sampaio Correa classificado à final após fazer 2-0 na semifinal contra Santo André, o Campinas abre as portas de seu ginásio para enfrentar a Uninassau com a corda no pescoço. Após ver o rival fazer excepcional partida e vencer por 65-51, as campineiras sabem que um revés significa eliminação, o adeus ao sonho do bicampeonato e o ponto final em uma campanha que foi quase perfeita na fase de classificação.

Chamou a atenção, no jogo 1, o domínio técnico, tático, físico e mental do time de Recife. O Uninassau teve surreais 59-34 nos rebotes, sendo 16 ofensivos, 21 de Érika e 14 de Starling. A dupla, aliás, teve mais rebotes do que TODO time do Campinas, algo incrível. Além disso, chamou atenção a defesa da equipe de Roberto Dornelas, que relegou um forte rival a míseros 25% nos arremessos de dois pontos (10/39) e NENHUMA atleta com mais de 8 pontos.

(Robson Neves)

Se me parece óbvio que talvez isso não se repita tão fácil, é muito fato também que o técnico Antonio Carlos Vendramini, de Campinas, terá que encontrar soluções, sobretudo perto da cesta, para evitar a eliminação em casa. O que ele precisa fazer para que isso não aconteça?

Não é fácil, claro, mas há alternativas. O Uninassau tem Érika e Starling perto da tábua e pelo que se viu no jogo 1 o domínio nas tábuas, principalmente no lado físico, está todo do lado das pernambucanas. Se não há alternativa no elenco para rever isso, Vendramini terá que contar com suas atletas de jogo exterior (Gretter, Patty e Ariadna) para tirar a pressão de suas alas-pivôs e pivôs, que foram totalmente dominadas na abertura da série.

É um jogaço que teremos logo mais a partir das 19h. Quem vence a partida desta quinta-feira na ESPN? Se der Campinas, jogo 3 no sábado. Se der Uninassau, pernambucanas na final da LBF.