(Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

Está formada a final da Liga de Basquete Feminino na temporada de 2018. Com dois 2-0, Campinas e Sampaio Correa eliminaram respectivamente Blumenau e Uninassau para chegar à decisão. O Sampaio, campeão em 2016, busca o segundo título da competição. O Campinas, time recém formado mas usando a base do multicampeão Americana, o seu primeiro caneco.

O primeiro jogo da série melhor de cinco das finais da LBF CAIXA 2018 será no próximo domingo (20), em Campinas (a TV Gazeta e o site do Sportv exibem). Por ter feito a melhor campanha da primeira fase – o Campinas fará os dois primeiros jogos em casa e também terá o eventual jogo 5.

No duelo entre Campinas e Blumenau, um dado chamou a atenção. Nas duas vitórias (69-60 fora de casa e 76-62 no interior de São Paulo), nada menos que seis jogadoras diferentes tiveram 10+ pontos nos duelos – Ariadna, Patty, Gretter, Jeanne, Karla e Monica Nascimento. Fala muito sobre o volume de armas que o técnico Antonio Carlos Vendramini tem em mãos e da dificuldade que as equipes rivais têm para marcá-lo.

(Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

Pelo lado do Campinas, um fato interessante. Desde 2013, com o título do Sport Recife, não há um campeão invicto. E isso pode acontecer com a equipe de Antonio Carlos Vendramini. Sem perder nem na fase de classificação e nem nas quatro partidas dos playoffs, as campineiras estão a três vitórias de um feito realmente incrível. Jogando muito bem com o elenco inteiro, é possível, sim, que isso aconteça.

Time que veio evoluindo muito ao longo da competição, o Sampaio mostrou uma defesa absurdamente consistente do meio pro final da fase de classificação. O trabalho do técnico Virgil Lopez deve ser valorizado em relação a isso e pode ser por aí (marcação) que o bicampeonato apareça. Se as estrangeiras Ziomara (Chile) e Briahanna Jackson (EUA) pontuam com qualidade, é a marcação intensa que permite ao time contra-atacar com facilidade e chegar ao setor ofensivo para iniciar as jogadas antes que o rival consiga “postar” a marcação. Mérito total de Virgil e suas meninas. Foi assim que a Uninassau ficou amarrada no segundo jogo, em São Luís, neste domingo ao marcar apenas 55 pontos.

Quem será que leva o título da LBF nesta temporada?