(Pedro Teixeira/LBF)

Terminou a edição 2018 da Liga de Basquete Feminino. E terminou colocando o título da principal competição de clubes em boas mãos. Nas mãos de Campinas, que neste domingo fechou o confronto final em 3-2 ao vencer o bravo time do Sampaio Corrêa por 66-59 com uma parcial de 20-9 no último período para selar a vitória diante de um ginásio lotadíssimo no interior de São Paulo.

Na partida de ontem, mais uma vez o destaque ficou por conta da excepcional armadora Meli Gretter, que colocou Campinas nas costas para que a parcial final fosse a mola propulsora do título da equipe do não menos excepcional técnico Antonio Carlos Vendramini. Meli terminou a partida com 25 pontos, 7 rebotes, 2 assistências e 25 de eficiência.

(Pedro Teixeira/LBF)

Gretter foi a melhor jogadora do melhor time do campeonato. O Campinas não perdeu na fase de classificação, e só foi conhecer um revés justamente na primeira partida da final contra o Sampaio. Viu o título ficar longe quando o rival fez 2-1, mas mostrou a frieza dos grandes times ao vencer a partida 4 em um ginásio Castelinho lotado para recolocar a série em igualdade de 2-2.

O jogo 5 não foi mais calmo que os demais, pelo contrário, e de novo a experiência da equipe de Vendramini fez a diferença para que a virada viesse – e em alguns momentos era difícil de crer nisso, tamanho era o domínio do Sampaio Corrêa aliás. Mas veio, e premiou o grande trabalho da equipe campineira, estreante na competição neste ano.

(Pedro Teixeira/LBF)

Pelo lado do Sampaio Corrêa, é óbvio que há a frustração pelo fato de o título não ter vindo, mas há inúmeros pontos positivos na campanha do time. Em termos individuais, Ziomara, Briahanna Jackson e Tati Pacheco, principalmente elas, foram muito bem. Coletivamente, a equipe teve a melhor defesa do campeonato. A palavra que deve permear os próximos passos do time deve ser a continuidade. Do trabalho de Virgil, do desenvolvimento das peças que lá estão e da contratação pontual de peças para reforçar a equipe na próxima edição do campeonato. O saldo, porém, é bem, bem positivo.

Na semana que vem eu volto com um saldo do que foi esta temporada 2018 da LBF, mas desde já fecho esse texto dando os parabéns a todas as equipes. Em especial ao Sampaio Corrêa, vice-campeão, e, claro, o Campinas, grandíssimo campeão da edição deste ano.