Na semana passada a Liga de Basquete Feminino anunciou, com quase cinco meses de antecedência, o que por si só já é incrível, os participantes para a edição 2019 do campeonato. E aí já vem a primeira notícia.

Com a inclusão de três novos times (Araraquara, LSB, do Rio de Janeiro e Sorocaba), a edição de 2019 terá incríveis 11 times, algo bem bacana para o basquete feminino brasileiro e que mostra o valor do profissionalismo aplicado por Ricardo Molina e seu time na gestão da LBF de dois anos pra cá.

Sob sua gestão, a LBF saiu de 6 clubes na primeira edição para 9 em 2018 e já com 11 em 2019. Quase dobrou de tamanho em um momento de desaceleração na economia, retração nos patrocínios e crise de gestão no esporte. Nada resiste ao bom trabalho, né?

Vale citar uma novidade importante: ao contrário dos últimos anos, o campeonato se iniciará em março e terminará em setembro. O motivo disso é se adequar ao calendário internacional, fazendo com que as equipes consigam, sobretudo, trazer mais atletas de renome para a competição.

Além do crescimento em quadra, vale falar do lado de fora dela também. Na parte Social, a LBF levou, através do seu projeto “LBF nas Escolas”, para 23 instituições de ensino das cidades com equipes na competição o basquete a mais de 8 mil crianças e adolescentes. Administrativamente, a entidade foi certificada com o ISO 9001: 2015 de Sistema de Gestão da Qualidade, que padronizou os processos internos da LBF.

Abaixo as equipes da próxima edição da LBF.

 

BAX Catanduva-SP

Blumenau-SC

Ituano-SP

LSB-RJ

Pró-Esporte/Sorocaba

Sampaio Basquete-MA

Santo André/Apaba-SP

São Bernardo/Brazolin/Unip

SESI Araraquara

Uninassau-PE

Vera Cruz Campinas-SP