Está aí um movimento importante para o esporte brasileiro. Em movimento bem interessante, a Liga de Basquete Feminino realizou na semana passada eleição para nomear a sua primeira Comissão de Atletas, que representará a categoria no âmbito de órgãos e conselhos técnicos para a aprovação de regulamentos das competições e que participará, com direito a voto, nas assembleias gerais eleitorais da LBF, como previsto no Estatuto Social da Liga de Basquete Feminino.

A chapa vencedora é composta por Mariana Camargo (presidente, ala de Blumenau), Karen Gustavo (vice, ala de Araraquara), Karla Costa (ala de Campinas), Erika Leite (ala de Santo André) e Silvia Gustavo (ala-pivô de Araraquara), e o mais incrível disso, sobretudo pelo momento político em que vivemos, com a necessidade da sociedade se engajar em discussões mais profundas em todos os âmbitos, é que a partir de agora o grupo liderado por Mariana estará em todas as discussões, das conceituais às práticas, sobre os destinos e rumos da Liga de Basquete Feminino.

Nada mais justo, já que sem as jogadoras não há liga, não há esporte, não há nada: “É óbvio que é um momento feliz, um momento em que todos estão abertos às novas ideias e prontos para nos escutarem. Queremos ajudar a LBF, fazer do esporte um sucesso ainda maior no país e a formação dessa comissão é mais um passo na direção da modernidade, do acompanhamento crítico e esperançoso de que as coisas estarão caminhando pro lado certo. Temos muita confiança nesta diretoria da Liga, e saber que fazemos parte das discussões é bem relevante”, disse, em conversa comigo, Mariana Camargo.

Mari ressaltou que houve uma eleição online, e que todas as atletas serão ouvidas para que nas reuniões da LBF todas as ideias, críticas, sugestões e ponderações sejam endereçadas.

Creio que este, sinceramente falando, seja um passo bem maravilhoso dado pelas atletas e pela LBF, dando espaço às jogadoras, conforme está em Estatuto, e para as atletas também, que agora possuem um canal direto para serem ouvidas e caminharem com o que acham ser o mais apropriado para o campeonato.