Anunciada no começo da temporada como reforço do Sampaio Correa, Érika de Souza vai jogar a LBF de 2019 pelo… Uninassau. Houve uma reviravolta nos últimos dias, com direito a prazo de inscrição e tudo mais, e a melhor pivô do país vai desembarcar mesmo é em Recife, onde jogará para o mesmo técnico (Roberto Dornelas) para o qual atuou há três anos, quando jogou pelo pelo América.

Explicando um pouco melhor o que houve. A negociação só foi possível porque o prazo para repatriar livremente atletas para jogar a LBF 2019 foi encerrado no último dia três de maio. Até o próximo dia 25 de maio, cada time terá ainda o direito de repatriar uma única jogadora e, depois disso, será encerrada essa janela. O Sampaio estava acertado com Érika e com a também pivô Clarissa. No entanto, a presença delas nas ligas espanhola e francesa, respectivamente, se estendeu e levou o time maranhense a ter de optar entre uma delas. Assim, Érika voltou ao mercado e prontamente foi fisgada pela Uninassau.

(Robson Neves/Arquivo LBF)

Campeã com o Sport de Dornelas em 2013 e vice em 2014, Érika é a melhor pivô do Brasil há pelo menos uma década e formará um trio pra lá de interessante no Uninassau com a jovem ala Isabela Ramona e com a norte-americana Ronni Williams, ala pivô de 1,84m e destaque do time na atual temporada com 17,7 pontos e 9 rebotes por jogo. Além delas, vale a pena ficar de olho na ótima armadora cubana Casanova e em Leila Zabani, ala titular do time. Thaissa, Chirinda e Fabi têm completado os minutos da rotação do time de Pernambuco, que certamente sofrerá ajustes de agora pra frente.

Com 4 vitórias em 10 jogos, o time do técnico Roberto Dornelas conta com a sua nova craque para melhorar de performance na LBF e avançar nos playoffs. Vale a pena ficar de olho, porque com Érika de Souza em quadra as chances do Uninassau aumentam muito. E ajudam a equilibrar ainda mais essa temporada que tem sido muito boa na LBF.