Vocês sabem que, aqui neste espaço, tento sempre falar mais do aspecto de gestão desta atual Liga de Basquete Feminino do que da quadra, da bola, né? Mas nesta semana é impossível.

O Vera Cruz Campinas fez um jogaço de bola contra o Sampaio Correa em casa, se recuperou depois de um segundo período não muito bom (levou 17-6), fez 20-14 nos 10 minutos finais e venceu o forte rival por 70-63 para fechar a fase de classificação com incríveis 16 vitórias em 16 jogos. Com o resultado, o time de Antonio Carlos Vendramini se tornou a terceira equipe na história da LBF a conquistar o feito de terminar a temporada regular de forma invicta (em 2012 Americana e em 2013 o Sport Recife fizeram o mesmo).

É o resultado, digamos, mais visível de um time que tem tentado fazer diferente não só na quadra, mas também fora dela (e lá vou eu falar um pouco do fora-quadra também). O Campinas mantém ótimo trabalho de assessoria de imprensa, ativas redes sociais, faz uma ligação muito boa com a comunidade local e aos poucos vai reativando as divisões de base de uma cidade que já revelou tantos e tantos craques pro basquete feminino brasileiro (falar no nome de Maria Helena Cardoso é imperativo por aqui).

Com a dupla de estrangeiras voando (a cubana Ariadna e a argentina Meli Gretter estão entre as primeiras em pontos e assistências na competição) e com as participações ativas de Babi, Patty, Karla, Monica, Jeanne e Fabi, o Campinas tem tudo para conquistar um título que não vem para a cidade desde o começo do século.

A campanha invicta na fase de classificação pode ser apenas um prenúncio de algo mais grandioso que pode acontecer nos playoffs da LBF que começam nas próximas semanas.