(Pedro Teixeira/LBF)

Foram duas ótimas partidas em Campinas na abertura da decisão da Liga de Basquete Feminino. E teve de tudo um muito: intensidade, emoção, finais apertados, polêmicas marcações da arbitragem, casa cheia e 1-1 na série. Com duelo empatado, já há a garantia de no mínimo 2 partidas mais na série. No domingo e na próxima terça-feira. Ambas em São Luís, onde o Sampaio Corrêa pode ser campeão diante de sua torcida.

No primeiro jogo, a defesa do Sampaio Correa deu a tônica da partida toda. Muito bem armada pelo técnico Virgil Lopez, impediu as infiltrações de Campinas, “exigiu” os chutes de fora do rival (6/28 de longe) e mesmo permitindo 22 rebotes ofensivos viu o adversário fazer apenas 55 pontos.

(Pedro Teixeira/LBF)

Os 56-55 mostram bem como a defesa do Sampaio foi efetiva, bem efetiva. No ataque, destaques para Tati Pacheco e Briahanna Jackson, que somaram 32 pontos da equipe vencedora. Na última bola, as campineiras reclamaram de falta em Ariadna (sinceramente de longe foi impossível de ver).

Na partida de ontem, também em Campinas, algumas mudanças. O time da casa liderou o jogo quase todo, contou uma arma surpresa (Aline Moura, que teve 17 pontos e 3 rebotes em sua melhor partida na LBF) e evitou arremessar quase todas de longe apesar da marcação por zona do Sampaio ter permanecido.

(Pedro Teixeira/LBF)

Com um pouco mais de concentração, a equipe de Antonio Carlos Vendramini rodou a bola, errou menos (11 vezes apenas), também viu Meli Gretter jogar bem (15 pontos) e venceu a partida por 59-58. No último ataque, um erro da arbitragem. Leila, do Sampaio, subiu pro arremesso, Fabi desviou e ainda restavam no mínimo 0,7 segundos de posse de bola. A arbitragem encerrou o jogo e a série está empatada.

E agora, o que acontecerá nas duas partidas em São Luís? Meu palpite é que a série volta pra Campinas para um espetacular jogo 5…