(João Pires/LBF)

Como vocês sabem, terminou na semana passada a oitava edição da Liga de Basquete Feminino com o título do Campinas em final emocionante (3-2) contra o Sampaio Corrêa. Mais do que as milhares de cestas que vimos nas quadras do Brasil, o aspecto que mais chama atenção na LBF 2018 foi a evolução do campeonato do lado de fora das quadras.

Falei muito por aqui durante toda a temporada (e a coluna vai continuar, hein!) que chamaram a atenção alguns aspectos incríveis: TODOS os jogos sendo exibidos (nunca vi tanto basquete feminino na vida), um Jogo das Estrelas sensacional em Santo André, todos os times engajados com suas redes sociais, ginásios cheios sobretudo nas finais, redes sociais bem mais atuantes e com nova roupagem (acreditem, fotos e vídeos fazem TODA diferença neste sentido!), o projeto LBF nas Escolas (orgulho de ver algo relacionado à educação e esporte saindo do papel!) e tantas outras coisas que fizeram da edição de 2018 da LBF um momento especial.

(Paulo de Tarso Jr/Sampaio)

É óbvio que muita coisa ainda está por fazer, sobretudo em relação à parte técnica que precisa melhorar bastante, mas creio que a “envelopagem” de um produto que não estava indo muito bem melhorou bastante em relação aos anos anteriores. Não há evolução sem tombo, sem erros, sem problemas, e acho que o que mais se nota na nova turma que está na gestão da LBF é a vontade de, mesmo com todos os percalços, progredir, enfrentar as difíceis questões de frente, conversar, trocar ideia e prosperar.

Nunca é fácil, nunca foi fácil fazer basquete feminino no Brasil (nem mesmo quando o país foi campeão do mundo exatamente 24 anos atrás nesta terça-feira em que escrevo), mas há uma luz no fim do túnel de que o basquete das meninas está sendo tratado, em sua Liga profissional, com o carinho que merece, com o cuidado necessário e com a visão de mercado (planejamento, comunicação, inovação e organização são palavras de ordem) para que o futuro seja melhor do que o passado recente. Não é tão impossível assim enxergar melhoria, né?

Por fim: a LBF de 2018 termina sua melhor edição com a certeza que muito foi feito e bastante ainda está por realizar. É seguir plantando para colher bastante nos próximos anos.