Com a palestra do técnico Hélio Rubens Garcia sobre o tema “O Segundo Fôlego”, começa nesta quinta-feira (24 de julho), às 15h00 (de Brasília), o Curso Nível 03 da Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB). Até o próximo domingo (27 de julho), a Associação “A Hebraica” de São Paulo (rua Hungria, 1000 – Bairro Pinheiros), em São Paulo (SP), será a sede do 20º Curso da ENTB (Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol), que é organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) por meio da Lei Agnelo Piva.

O evento também terá aulas ministradas pelos técnicos Paco García (Mogi das Cruzes), Marcel de Souza (Pinheiros/Sky) e Régis Marrelli, além de Flávio Davis, coordenador pedagógico da ENTB, e Diego Jeleilate, preparador físico da Seleção Brasileira Adulta Masculina. Paulinho Villas Bôas, líder de competição de basquetebol da Rio 2016, foi convidado para falar sobre o Programa de Voluntários.

“Faz um ano que estou participando como palestrante de cursos da ENTB, mas é a primeira vez no Nível 3. A expectativa é a melhor possível de poder estar trocando experiência com grandes técnicos, que fazem o basquete brasileiro e, com certeza, podermos unir forças para cada vez mais elevarmos o nível da nossa modalidade”, diz Régis Marrelli.

O treinador abordará os temas “Ataque contra Individual” e “Ataque contra Zonas e Defesas Mistas” no terceiro dia do evento. “Vou tentar passar como construir um sistema de ataque em cima das características físicas e técnicas de seus jogadores e como sair de algumas armadilhas da defesa. Além disso, vou mostrar alguns sistemas para que o ataque possa levar vantagem”, explica Régis.

Durante quatro dias os participantes terão a oportunidade de aprimorar e compartilhar seus conhecimentos com palestras práticas e teóricas, além de acompanhar um treino da Seleção Brasileira Masculina Adulta comandada pelo técnico Rúben Magnano.

“Quando assisto aulas de basquete, não me interesso somente na parte teórica. É muito importante também saber aplicar os ensinamentos dentro de quadra. Quero levar isso para os alunos. Pretendo treinar situações de jogo. Situações de preparação física adaptada ao treinamento dentro de quadra. Mostrar alguns exercícios para treinarmos em situações defensivas”, destaca o treinador Paco Garcia.

As inscrições poderão ser feitas no site da ENTB (www.entb-cbb.com) ou no local do evento até o horário do seu início. As inscrições para o 20º curso da ENTB custam R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) e deverão ser feitas no site da ENTB (www.entb-cbb.com). Os estudantes pagam meia (R$ 175,00). O curso de capacitação Nível 3 será composto por módulo presencial, com carga horária total de 30 horas.

No final do curso os treinadores serão submetidos à avaliação escrita sobre os temas discutidos. Para receber a Carteira Nível 3 o treinador deverá estar regularizado junto ao CONFEF/CREF, possuir Carteira Nível 2, por no mínimo dois anos (24 meses), ou comprovar experiência de ter atuado por três temporadas, consecutivas ou não, como treinador da faixa etária de 20 anos ou mais, e/ou como treinador ou auxiliar técnico de categoria adulta. A comprovação deverá ser feita através da Federação. O participante deverá participar e ser aprovado no Curso atingindo 70% de acerto na prova. Os alunos não aprovados poderão refazer a prova. Estudantes de educação física ou demais, receberão certificado de participação.

Programação

– Quinta-feira (dia 24 de julho)
15h00 / 16h30 – O Segundo Fôlego (Hélio Rubens)
16h30 / 18h00 – Análises de Equipe (Flávio Davis)

– Sexta-feira (dia 25 de julho)
09h00 / 10h30 – Programa de Voluntários Rio 2016 (Paulinho Villas Bôas)
10h30 / 12h00 – Fórum / Associação de Treinadores (Todos)
13h30 / 15h00 – Interdisciplinaridade e Controle e Monitoramento de Atletas (Diego Jeleilate)
15h00 / 16h30 – Conceitos Defensivos e Ofensivos (Marcel de Souza)
16h30 / 18h00 – Diferenças entre Contra-ataque e Transição (Marcel de Souza)

– Sábado (dia 26 de julho)
09h00 / 10h30 – Ataque contra individual (Régis Marreli)
10h30 / 12h00 – Sistemas defensivos de uma equipe de alto rendimento (Flávio Davis)
12h00 / 13h30 – Ataque contra Zonas e Defesas Mistas (Régis Marrelli)
17h30 / 19h30 – Treino da Seleção Brasileira (*local: E.C. Sírio)

– Domingo (dia 27 de julho)
09h00 / 10h30 – Exercícios para Treinar Correndo (Paco García)
10h30 / 12h00 – Exercícios para Treinar Defesa (Paco García)

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte: CBB