Neste sábado as principais estrelas do maior campeonato de basquete feminino do Brasil deram show na quadra do Ginásio Taquaral, em Campinas (SP). Passado o Jogo das Estrelas da LBF CAIXA, agora é hora de 15 das 24 atletas que participaram do evento festivo ter somente um pensamento: Seleção Brasileira.

“Passado o Jogo das Estrelas nós vamos pensar somente na Seleção Brasileira. Temos muita preparação ainda, amistosos para disputar até o campeonato Sul-Americano.  Depois ainda teremos os Jogos Olímpicos, que será um grande desafio para todo mundo e espero ter a oportunidade de disputa-lo”, comentou Nádia.

Entre os dias entre os dias 20 e 26 de maio, as comandadas do técnico Antônio Carlos Barbosa disputam, na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, a 35ª edição do campeonato sul-americano. Soberano na competição, a Seleção Brasileira entra em quadra em busca de seu 26º título continental, aquele que seria o 16º de forma consecutiva.

Formada 100% por atletas que disputaram a última edição da LBF CAIXA, o esquadrão verde-amarelo está no grupo A no Sul-Americano da Venezuela e terá como adversários na primeira fase as seleções do Uruguai, do Chile, da Colômbia e do Paraguai. Já na chave “B” disputam o torneio Argentina, Equador, Peru e Venezuela.

15 das 24 atletas que disputaram o Jogo das Estrelas da LBF CAIXA se preparam para defender o Brasil no Sul-Americano (Célio Messias)

15 das 24 atletas que disputaram o Jogo das Estrelas da LBF CAIXA se preparam para defender o Brasil no Sul-Americano (Célio Messias)

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com a CAIXA como patrocinadora master, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

As atletas da Seleção Brasileira já vinham treinando na cidade do interior do Estado de São Paulo desde o início do mês de maio e terão mais três dias de treino até o primeiro desafio preparatório para o campeonato sul-americano. Na próxima semana, o selecionado verde-amarelo entrará em quadra para três duelos amistosos contra a seleção de Cuba.

O primeiro duelo contra as cubanas será realizado na quinta-feira (12/05), às 20h30 (de Brasília), no Ginásio de Esportes Wilson Campos, em Recife (PE). Logo depois, o esquadrão verde-amarelo enfrenta Cuba no sábado (14/05), às 17 horas, e no domingo (15/05), às 11 horas, ambos realizados na Arena Concórdia, em Campinas (SP).

Depois da disputa do torneio continental, a Seleção Brasileira começará a pensar na grande competição a ser disputada no ano de 2016, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que será realizado entre os dias 05 e 21 de agosto.

Faltando 90 dias para os Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira conhece apenas dois de seus cinco adversários no torneio. A equipe brasileira está no Grupo A da competição e terá o Japão e Austrália como adversários, além de mais três times que serão conhecidos após a disputa do pré-olímpico mundial feminino.

“Nossa preparação está sendo muito bem feita. Estamos com uma logística ótima aqui em Campinas, todas as meninas estão dando seu melhor nos treinamentos. Nosso primeiro passo será o campeonato Sul-Americano mas ao longo do tempo nosso pensamento é os Jogos Olímpicos do Rio 2016”, comentou a armadora Adrianinha.

Uma das mais experientes do grupo, Adrianinha sabe que Seleção Brasileira está no caminho certo para o sucesso no Sul-Americano e depois nas Olimpíadas (Célio Messias/LBF)

Uma das mais experientes do grupo, Adrianinha sabe que Seleção Brasileira está no caminho certo para o sucesso no Sul-Americano e depois nas Olimpíadas (Célio Messias/LBF)

Confira a lista completa das convocadas:

Armadoras:
Adrianinha – Uninassau/América (PE)
Bárbara – Corinthians/Americana (SP)
Joice – Corinthians/Americana (SP)
Tainá Paixão – Uninassau/América (PE)

Alas:
Isabela Ramona – Sampaio Corrêa (MA)
Iziane – Sampaio Corrêa (MA)
Jaqueline – Santo André/APABA (SP)
Palmira – Sampaio Corrêa (MA)
Patty – Maranhão Basquete (MA)
Tatiane Pacheco – Uninassau/América (PE)

Pivôs:
Gilmara – Corinthians/Americana (SP)
Karina Jacob – Sampaio Corrêa (MA)
Kelly – Uninassau/América (PE)
Nádia Colhado – Sampaio Corrêa (MA)
Êga – Maranhão Basquete (MA)

Confira a lista e horários dos amistosos preparatórios do Brasil para o Sul-Americano:

12/05 – Quinta-feira
20h30 – Brasil x Cuba
Local: Ginásio de Esportes Wilson Campos – Recife (PE)

14/05 – Sábado
17h – Brasil x Cuba
Local: Arena Concórdia – Campinas (SP)

15/05 – Domingo
11h – Brasil x Cuba
Local: Arena Concórdia – Campinas (SP)

Confira o calendário completo da Seleção Brasileira na primeira fase do Campeonato Sul-Americano 2016:

20/05 – Sexta-feira
Uruguai x Brasil

21/05 – Sábado
Brasil x Chile

22/05 – Domingo
Colômbia x Brasil

24/05 – Terça-feira
Brasil x Paraguai