Cq1jrBHqn0alNeKZB2gmPA

Bielorrússia garantiu presença para a segunda Olimpíada de sua história depois de boa campanha no Pré-Olímpico da França (Divulgação/FIBA)

Depois de boa campanha no Eurobasket 2015, com a quarta colocação, a Bielorrússia partiu para o Pré-Olímpico da França em mais uma chance de buscar a tão sonhada vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com cinco vagas para 12 seleções em disputa, o país europeu conquistou bom resultado no Pré-Olímpico e carimbou sua presença no Rio de Janeiro.

O país do Leste Europeu será o terceiro adversário da Seleção Brasileira de basquete feminino no Grupo A nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As duas seleções se enfrentam na terça-feira (09/08), às 15h30 (de Brasília), na Arena Juventude, no Rio de Janeiro (RJ).

Atualmente na décima colocação do ranking da FIBA, a Bielorrússia disputará em 2016 a segunda edição de Jogos Olímpicos de sua história no basquete feminino. O país que conta com pouco menos de dez milhões de habitantes participou apenas da competição olímpica realizada em 2008, em Pequim (CHN).

Estreante, a Bielorrússia conquistou desempenho regular na primeira fase dos Jogos Olímpicos de Pequim, com campanha de duas vitórias em cinco partidas disputadas, e se classificou para o mata-mata na terceira colocação de seu grupo.

Nas quartas de final, o país europeu encarou a China, que contava com todo o apoio de sua torcida e que havia se classificado em 2º lugar em sua chave com campanha de quatro vitórias em cinco partidas. Com derrota no duelo contra as chinesas pelo placar de 77 a 62, a Bielorrússia foi eliminada dos Jogos Olímpicos e encerrou a primeira participação de sua história no evento com um honroso sexto lugar.

Contando com diversas atletas experientes, elenco bielorrusso para o Rio 2016 tem média de quase 30 anos (Divulgação/FIBA)

Contando com diversas atletas experientes, elenco bielorrusso terá seis remanescentes das Olimpíadas de Pequim para o Rio 2016 e tem média de quase 30 anos (Divulgação/FIBA)

Mesmo com apenas uma participação em Jogos Olímpicos, a Bielorrússia já enfrentou a Seleção Brasileira na história do evento. As duas seleções estiveram juntas no Grupo B das Olimpíadas de 2008 e se enfrentaram na última rodada da primeira fase. A vitória ficou com o Brasil pelo placar de 68 a 53.

No Rio de Janeiro, o elenco comandado pelo técnico Anatoli Buyalski terá um experiente grupo com média de 29,9 anos e seis atletas com mais de 30 anos. Cestinhas do time bielorrusso no Pré-Olímpico da França, a armadora Lindsey Harding e as pivôs Anastasiya Verameyenka e Yelena Leuchanka são as principais destaques do país do Leste Europeu.

Confira o elenco completo da Bielorrússia para os Jogos Olímpicos Rio 2016:

Armadoras:
Aliaksandra Tarasava (28 anos) – TSV 1880 Wasserburg (ALE)
Volha Ziuskova (33 anos) – BK Tsmoki-Minsk (BLR)
Lindsey Harding (31 anos) – New York Liberty (EUA)
Tatsiana Likhtarovich (28 anos) – Aluinvent DVTK (HUN)
Yuliya Rytsiakava (29 anos) – BK Gorizont Minsk (BLR)

Alas
Katsiaryna Snytsina (30 anos) – Hatay BŞB (TUR)
Maryia Papova (22 anos) – Galatasaray (TUR)
Tatyana Troina (35 anos) – Basket Gdynia (POL)
Nataliya Trafimava (37 anos) – BK Tsmoki-Minsk (BLR)

Pivôs
Maryia Filonchyk (24 anos) – SBK Olimpia Grodno (BLR)
Anastasiya Verameyenka (29 anos) – Fenerbahçe (TUR)
Yelena Leuchanka (33 anos) – Yakın Doğu (TUR)