Logo após de estrear nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a Seleção Brasileira de basquete feminino terá a equipe do Japão como sua adversária na segunda rodada da fase de grupos. O duelo contra as seleção nipônica será realizado na Arena Juventude, no Rio de Janeiro (RJ), na segunda-feira (08/08), às 17h30 (de Brasília).

O Japão garantiu presença na 31ª edição dos Jogos Olímpicos no ano passado, ao conquistar o título do Pré-Olímpico da Ásia. Desde Atenas (2004) longe das Olimpíadas, o país da terra do sol nascente não perdeu um jogo sequer da Copa da Asia e ainda conquistou a vaga direta para o Rio de Janeiro com vitória sobre a China, que atuou em casa durante toda a competição.

Como preparação para o torneio do Rio, o Japão enfrentou Senegal em três amistosos e venceu os três (81 a 71, 83 a 54 e 84 a 38), depois foi à Argentina e venceu duas partidas contra a seleção celeste (71 a 50 e 75 a 34) e foi derrotada pela Seleção Brasileira nos dois jogos realizados em Campinas (SP), por 70 a 54 e 87 a 74.

Longe dos Jogos Olímpicos desde Atenas (2004), Japão será o representante asiático do Grupo A do Rio 2016 (Divulgação)

Longe dos Jogos Olímpicos desde Atenas (2004), Japão será o representante asiático do Grupo A do torneio realizado no Rio de Janeiro (Divulgação)

O Japão foi um dos seis países que participaram da primeira edição do basquete feminino em Jogos Olímpicos na história, em Montreal (CAN), em 1976, mas a equipe asiática foi o grande “saco de pancadas” daquela competição, ao sair de quadra com derrotas por 18 pontos ou mais de diferença em todos os cinco jogos disputados.

Após 1976, o Japão ficou longe do torneio por 20 anos e só voltou a disputar uma Olimpíada em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. Desde então a equipe asiática se classificou para três de seis Jogos Olímpicos e tem como seu melhor resultado o sétimo lugar no próprio torneio disputado no país norte-americano.

Mesmo com poucas participações em Jogos Olímpicos, o Japão já esteve frente a frente com a Seleção Brasileira por duas vezes, ambas em partidas válidas pela fase de grupos. A primeira aconteceu em 1996 e acabou com vitória verde-amarela, por 100 a 80. Já a segunda aconteceu em 2004 e o Brasil terminou a partida com vitória acachapante pelo placar de 128 a 62.

Para o Rio 2016, o Tomohide Utsumi contará com um elenco com média de 25 anos e que terá a participação das experientes armadora Asami Yoshida e pivô Yuka Mamiya e será protagonizado pela ala/pivô Ramu Tokashiki, que defende a camisa do Seattle Storm na WNBA e que foi a MVP do campeonato asiático.

Estrela nacional, Ramu Tokashiki é o grande nome do elenco japonês que disputará as Olimpíadas do Rio (Divulgação)

Estrela nacional, Ramu Tokashiki é o grande nome do elenco japonês que disputará as Olimpíadas do Rio (Divulgação)

Confira o elenco completo do Japão para a disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro:

Armadoras
Kaede Kondo (24 anos) – Toyota Antelopes (JAP)
Naho Miyoshi (22 anos) – Chanson V-Magic (JAP)
Asami Yoshida (30 anos) – JX Eneos Sunflowers (JAP)
Rui Machida (23 anos) – Fujitsu Red Wave (JAP)
Sanae Motokawa (24 anos) – Chanson V-Magic (JAP)

Alas
Yuki Miyazawa  (23 anos) – JX Eneos Sunflowers (JAP)
Mika Kurihara (27 anos) – Toyota Antelopes (JAP)
Maki Takada (27 anos) – Denso Iris (JAP)
Ramu Tokashiki (25 anos) – Seattle Storm (EUA)
Moeko Nagaoka (22 anos) – Fujitsu Red Wave (JAP)

Pivôs
Yuka Mamiya (26 anos) – JX Eneos Sunflowers (JAP)
Asako O (28 anos) – Mitsubishi Koalas (JAP)