Para fechar sua participação na fase de grupos dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a Seleção Brasileira terá a Turquia como adversária. As duas equipes entram em quadra, na Arena Juventude, no Rio de Janeiro no sábado (13/08), às 15h30 (de Brasília).

A Turquia é de longe o país com menor tradição em Jogos Olímpicos do grupo que contará com Brasil, França, Japão, Austrália e Bielorrússia. Em toda a história do torneio olímpico, o país euro-asiático esteve presente com sua seleção de basquete feminino em apenas uma edição.

A Turquia participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, depois garantirem a vaga na disputa do Pré-Olímpico de 2012, que foi realizado na cidade de Ankara, na própria Turquia.  Apesar de estreante, a Turquia conquistou grande campanha na primeira fase, com quatro vitórias em cinco partidas disputadas, mas não conseguiu ir além na competição, após derrota para a Rússia nas quartas de final.

Quatro anos se passaram e a Turquia vem para o Brasil fazer a segunda participação de sua história em Jogos Olímpicos. Para garantir vaga, o selecionado turco precisou disputar o Pré-Olímpico da França, mas carimbou sua passagem para o Rio de Janeiro após campanha tranquila de três vitórias nos três primeiros jogos do torneio que deu cinco vagas para as Olimpíadas.

Com pouca tradição no basquete feminino olímpico, a Turquia disputará pela 2ª vez em sua história o torneio (Divulgação/FIBA)

Com pouca tradição no basquete feminino olímpico, a Turquia disputará pela 2ª vez em sua história o torneio (Divulgação/FIBA)

Como nos Jogos Olímpicos de Londres a Turquia disputou a primeira fase no Grupo A e a Seleção Brasileira na chave B, as duas seleções se enfrentarão, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, pela primeira vez na história do torneio.

A seleção comandada pelo técnico Ekrem Memnun contará com cinco atletas remanescentes da Olimpíada de Londres, são elas Birsel Vardarlı, Işıl Alben, Tuğçe Canıtez, Nevriye Yılmaz e Bahar Çağlar. Além disso, o selecionado turco para o Rio de Janeiro será formado 100% por atletas que atuam no campeonato nacional turco.

A grande destaque do elenco da Turquia é a pivô norte-americana naturalizada turca LaToya Sanders, ou Lara Sanders. A atleta foi protagonista da campanha da Turquia no Pré-Olímpico da França, ao conquistar altas médias de 16,0 pontos, 11,0 rebotes e 23,7 pontos de eficiência por jogo.

Confira o elenco completo da Turquia para os Jogos Olímpicos Rio 2016:

Armadoras:
Olcay Çakır (23 anos) – Fenerbahçe (TUR)
Birsel Vardarlı (32 anos) – Fenerbahçe (TUR)
Işıl Alben (30 anos) – Galatasaray (TUR)
Ayşe Cora (23 anos) – Besiktas (TUR)

Alas:
Şaziye   İvegin (34 anos) – Besiktas (TUR)
Tuğçe Canıtez (25 anos) – Fenerbahçe (TUR)
Bahar Çağlar (27 anos) – Galatasaray (TUR)
Tilbe Şenyürek (21 anos) – Botasspor (TUR)
Şebnem Kimyacıoğlu (33 anos) – Yakın Doğu (TUR)

Pivôs:
Esra Ural (24 anos) – Abdullah Gul (TUR)
Nevriye Yılmaz (36 anos) – Galatasaray (TUR)
LaToya Sanders (29 anos) –  Abdullah Gul (TUR)