Líder da tabela de classificação da LBF, o Uninassau/América conquistou seu 14ª triunfo na competição. Em duelo acirrado do começo ao fim contra o Maranhão Basquete, o time pernambucano contou com atuação dominante da pivô Érika de Souza para deslanchar no final de partida e sair de quadra com vitória por 73 a 63.

A Liga de Basquete Feminino (LBF) é uma competição patrocinada pela Bombril e conta com o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Põe na conta: Com o resultado final, o América de Recife agora possui campanha de 14 triunfos em 17 partidas realizadas na fase de classificação da LBF (82,3% de aproveitamento). Já o Maranhão é dono da campanha de seis vitórias em 17 partidas (35,2% de aproveitamento).

No quase: A equipe maranhense está a um passo de conseguir cravar sua classificação para os playoffs, basta vencer uma de suas três partidas restantes na competição. Caso não consiga vencer, o time do técnico Carlos Lima também se classifica em caso de qualquer tropeço do Santo André em um de seus últimos quatro jogos na LBF.

Uma das grandes peças da ótima campanha do América de Recife na LBF, Érika de Souza teve atuação crucial para vitória de seu time (Robson Neves/Divulgação)

Uma das grandes peças da ótima campanha do América de Recife na LBF, Érika de Souza teve atuação crucial para vitória de seu time (Robson Neves/Divulgação)

Saiu faísca: Duas das melhores pivôs da competição, Érika de Souza e Noblet fizeram um verdadeiro duelo dentro do garrafão na primeira etapa. A pivô do América de Recife anotou 15 pontos e recuperou nove rebotes nos primeiros 20 minutos de partida, já a atleta cubana do Maranhão fechou a primeira etapa com 12 pontos e cinco rebotes.

Muito equilibrado: Mesmo com o América de Recife em vantagem no placar durante praticamente todo os três primeiros períodos, o Maranhão não deixou que seu rival abrisse grande vantagem e a partida entrou no período derradeira separada por apenas dois pontos (55 a 53).

Momento chave: Depois de ver o Maranhão vencer o segundo e terceiro período, e diminuir a desvantagem no placar, o América de Recife dominou os dez minutos finais da partida, venceu o período por 18 a 10 e assegurou sua 14ª vitória no principal campeonato de basquete feminino do Brasil.

Nome do jogo: Com expressivo duplo-duplo de 19 pontos e 20 rebotes, a pivô Érika de Souza foi a grande protagonista da vitória suada do América de Recife neste sábado.

Muito importante: Além de aumentar sua sequência de partidas com duplo-duplo para oito jogos seguidos, a pivô Érika de Souza recuperou 20 rebotes na partida de hoje, segunda melhor marca da temporada 2015/2016 da LBF, e bateu seu recorde pessoal no fundamento na LBF, que era de 18 sobras.

Também ajudaram: A equipe pernambucana também contou grande destaque do trio da ala/pivô Lacy, com 19 pontos, da ala Tatiane, com 14 pontos, e da pivô Kelly, com 12 pontos e nove rebotes.

Bem que tentou: Pela equipe maranhense, destaque para a armadora cubana Ineides Casanova, que fechou a partida com 18 pontos, seis bolas recuperadas e quatro rebotes.

E agora: Após o confronto direto na manhã deste sábado, Maranhão e América de Recife voltam a se enfrentar na LBF nesta segunda-feira (14/03), novamente no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), às 20 horas (de Brasília).