Representantes das 10 equipes participaram da coletiva em Campinas (Alexandre Carvalho/LBF)

A Liga de Basquete Feminino mostrou neste domingo que segue inovando a LBF CAIXA, a principal competição da modalidade no país. Em coletiva realizada no Tênis Clube de Campinas (SP), a liga anunciou as novidades para a nona edição do torneio, que começa em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O evento foi comandado pelo ex-árbitro e gestor técnico da LBF, Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, e contou com a presença da imprensa, representantes da CAIXA, patrocinadora oficial da competição, e de personalidades do basquete feminino, como as campeãs mundiais e medalhistas olímpicas Alessandra, Adriana Santos, Helen Luz e Roseli e Simone Pontello, além das lendárias Maria Helena Cardoso e Lais Elena.

As dez equipes da temporada foram representadas na coletiva por suas jogadoras, técnicos e mascotes, que por mais um ano vão abrilhantar e entreter a competição. Além disso, ficará a cargo deles levar a bola aos árbitros antes de todo jogo.

Ricardo Molina destacou que esta deverá ser a liga mais emocionante da história (Alexandre Carvalho/LBF)

Entre as jogadoras presentes, nomes históricos da LBF CAIXA, como a pentacampeã Karla Costa (Vera Cruz Campinas), a líder em assistências Joice (Ituano), a segunda cestinha Jaqueline (Santo André/Apaba) e a revelação do último ano, Thayná (Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip).

“Um dia maravilhoso, com o lançamento oficial da LBF CAIXA 2019. Dez equipes, várias novidades, como o troféu MVP de cada partida, e um calendário que possibilita a volta das nossas brasileiras da Europa. Tenho certeza que vai ser a Liga mais equilibrada e mais emocionante de todas”, comemorou Ricardo Molina, presidente da LBF.

Novidades

Uma das grandes novidades deste ano é a criação do troféu de MVP para cada partida da LBF CAIXA, que será entregue à jogadora mais eficiente do dia. A inovação foi elogiada por Palmira, ala do Ituano.

“Acho essa ideia muito bacana porque é o reconhecimento a cada partida, do nosso esforço. Minha expectativa pra Liga é a melhor possível. As equipes estão bem parelhas, algumas até tem nomes mais fortes, mas o que vai decidir é dentro das quatro linhas”, comentou.

Mais uma boa atração ao público será a Cesta premiada. Em cada partida, um torcedor poderá fazer um arremesso do meio da quadra para levar uma bola da Wilson igual à utilizada em quadra na LBF CAIXA.

A cerimônia também oficializou inovações ligadas à responsabilidade social da Liga, como a presença obrigatória de crianças com as equipes na execução do hino oficial, antes das partidas. Além disso, o prêmio LBF CAIXA Social, entregue a equipe que realizar o melhor trabalho neste quesito, também terá nova versão neste ano.

Mascotes das equipes seguirão no comando do entretenimento das partidas (Alexandre Carvalho/LBF)

Para Maria Helena Cardoso, uma das maiores técnicas da história do basquete feminino nacional, a nova edição promete. “Fico muito feliz em ver a organização que eu vi hoje e de ver os clubes se movimentando. Isso tudo é muito bom. Queria parabenizar os organizadores da Liga de Basquete Feminino porque ela promete muito. A Liga vem crescendo ano a ano e tem tudo para crescer ainda mais e eu estou torcendo por isso”, disse a treinadora, já aposentada, no campeã mundial de clubes com a Ponte Preta nos anos 1990, ouro no PAN de 1971 e bronze no Mundial do mesmo ano, como jogadora.

Jogo das Estrelas terá nova sede

O evento também anunciou a próxima sede do Jogo das Estrelas, que será em 8 de junho em Araraquara (SP). O ginásio Gigantão será o palco da sexta edição do evento mais aguardado da temporada regular. O Torneio de Enterradas, grande inovação de 2018, também será mantido, ao lado dos tradicionais Desafio de Habilidades e Torneio de Três pontos.

Com dez equipes, a edição de 2019 iguala-se à temporada 2014/15 com o número recorde de participantes. As oito melhores classificadas da 1ª fase – jogada em dois turnos – seguem para os playoffs de quartas de final. Até as semifinais, as séries serão decididas em melhores de três jogos. Nas Finais, será melhor de cinco.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.