Festa no Castelinho com a nova classificação às finais (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Pela segunda vez em três anos, o Sampaio Basquete está nas finais da LBF CAIXA. A equipe comandada por Virgil Lopez venceu a Uninassau por 63 a 55 no ginásio Castelinho, e fechou a série semifinal em 2 a 0. A cestinha da equipe foi Karina Jacob, com 15 pontos e 9 rebotes. Pela Uninassau, Gil teve 16 pontos e 7 rebotes, seguida por Tassia, com 15 pontos  e 5 bolas roubadas.

Na outra ocasião em que jogou a decisão, logo na temporada de estreia (2015/2016), a Bolívia querida faturou o título sobre o Corinthians/Americana – predecessor do Vera Cruz Campinas -, fechando a série em 3 a 1 diante de um Castelinho lotado. Hoje diretora técnica da equipe, Iziane levantou o troféu.

– A gente não pode esquecer que em três anos de vida, é a segunda final. O tubarão voltou e a gente quer fazer bons jogos na final e ser campeão. Mas a felicidade é só hoje, porque a gente tem que se preparar para o Vera Cruz Campinas. Cada jogo que a gente fez contra eles foi muito acirrado. A gente está numa crescente nessa temporada e, se a gente quer ganhar, nós temos que crescer mais ainda. -, disse Virgil Lopez, técnico do Sampaio Basquete.

Jogo

Empurrado pela torcida, o time da casa já mostrou desde o início que queria resolver tudo hoje. Dominou o primeiro quarto com 6 pontos de Tati e outros 5 de Jackson, vencendo por 19 a 13. No segundo quarto, o ritmo do Sampaio caiu e a Uninassau aproveitou para encostar no placar.

Com a defesa mais ajustada, pressionando as saídas de bola do tricolor maranhense, o tricolor pernambucano foi tirando a diferença, e a cesta de três de Carol a treze segundos do fim do primeiro tempo deixou o déficit em apenas 4.

Gil foi um dos símbolos da raça da Uninassau no jogo (Paulo de Tarso Jr/Sampaio Basquete)

Ainda insatisfeito com o desempenho de sua equipe no primeiro tempo, Roberto Dornelas pediu mais atitude no vestiário, mas a bronca não surtiu efeito no terceiro período. A Uninassau teve apenas 20% de aproveitamento nos arremessos e viu Karina e Leila combinarem 11 pontos do Sampaio na parcial 13×7 e a diferença no placar geral aumentar para 10 (45×35).

O Sampaio dominou a maioria do quarto final, abriu 14 de frente, mas a Uninassau não desistia. Ensaiou uma reação nos minutos finais, com 4 pontos seguidos de Chirinda que voltaram a diferença para apenas 5, mas a equipe não aproveitou as chances seguintes de apertar o placar e o Sampaio segurou o resultado até o zerar do relógio.

– Infelizmente não foi o resultado que gostaria. Nós pecamos demais e infelizmente o Sampaio foi superior e nós perdemos para nós mesmas também. Fizemos o mais difícil, que era correr atrás do resultado e depois erramos tudo novamente. Fico triste pelo resultado, mas ao mesmo tempo feliz pelo campeonato que fiz. Bola pra frente e pensar já na próxima temporada -, refletiu Gil, pivô da Uninassau que termina a LBF CAIXA 2018 com 15 pontos por jogo de média.

FINAIS

A Bolívia querida encara na final o Vera Cruz Campinas, que carimbou sua classificação no sábado, com a segunda vitória sobre Blumenau. O primeiro jogo da final será no próximo domingo, 20, as 15 horas, no ginásio da Ponte Preta, em Campinas.

Dono da melhor campanha na primeira fase, o time paulista faz o jogo 2 também em casa dois dias depois (22). A série vai para São Luís para o jogo 3 (27), e o possível jogo 4, em 29  de maio. Caso a série siga empatada, o quinto e decisivo jogo acontece em 3 de junho, em Campinas.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.