A França superou início ruim e conquistou grande vitória sobre a Turquia na abertura do basquete feminino no Rio 2016 (Divulgação/FIBA)

A França superou início ruim e conquistou grande vitória sobre a Turquia na abertura do basquete feminino no Rio 2016 (Divulgação/FIBA)

Além da partida entre Brasil e Austrália, mais três jogos movimentaram a 1ª rodada da fase de grupos do torneio olímpico de basquete feminino. No início da tarde deste sábado, na Arena Juventude, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ), a França, atual vice-campeã olímpica, iniciou sua trajetória no Rio 2016 com boa vitória sobre a Turquia.

Apesar da vitória, pelo placar de 55 39, a seleção francesa sofreu no início do jogo e viu a Turquia abrir o primeiro período com 16 a 8 no placar. Mas, a partir do primeiro minuto do segundo quarto até o final do jogo a França conseguiu impor seu jogo e conquistou o resultado positivo na abertura do basquete feminino na Olimpíada do Rio.

+ Clique aqui e confira todas as estatística da partida entre Turquia e França

A grande protagonista do triunfo francês foi a ala/armadora Sarah Michel, ao sair de quadra com 14 pontos, oito rebotes e quatro roubos de bola. A pivô Endéné Miyem também se destacou pela França ao anotar 14 pontos e recuperar cinco rebotes. Pela Turquia, destaque para a pivô Nevriye Yılmaz, com 16 pontos e seis rebotes.

Na partida seguinte, o Canadá entrou em quadra com atitude dominante desde o primeiro minuto, não deixou que a seleção da China “respirasse” em quadra em nenhum momento do jogo e fechou a partida com vitória acachapante por 22 pontos de vantagem (90 a 68).

+ Clique aqui e confira todas as estatística da partida entre China e Canadá

A ala/pivô Tamara Tatham, dona de 20 pontos e seis rebotes, e a experiente ala/armadora Kim Gaucher, com três pontos, dez rebotes e sete assistências, foram as grandes protagonistas da grande vitória canadense. Pelo país asiático, destaque para a pivô Chen Nan, com 13 pontos, e para Chen Xiaojia, com 12 tentos.

"Frio e calculista" do primeiro ao último segundo de jogo, o Japão venceu a Bielorrússia (Divulgação/FIBA)

“Frio e calculista” do primeiro ao último segundo de jogo, o Japão venceu a Bielorrússia (Divulgação/FIBA)

No jogo que fechou o primeiro dia de jogos do basquete feminino no Rio 2016, Japão e Bielorrússia se enfrentaram na Arena Juventude e protagonizaram o mais acirrado e emocionante jogo da rodada.

+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do jogão entre Bielorrússia e Japão

Equilibrado desde o começo, o jogo foi acirrado durante os 40 minutos. Melhor no primeiro período (26 a 21), o Japão viu o país europeu vencer as duas parciais seguintes (19 a 15 e 20 a 19) e a partida entrou no quarto derradeiro com o placar igual. Nos dez minutos finais o Japão voltou a se impor em quadra, venceu o quarto por 17 a 13 e conquistou o emocionante e importante triunfo.

A grande líder de estatística do Japão foi a armadora Asami Yoshida, que flertou com um triplo-duplo ao fechar o jogo com oito pontos, nove rebotes e assistências, além de quatro roubos de bola. Pela Bielorrússia destaque para a pivô Yelena Leuchanka, com 15 pontos e nove rebotes.

 

Confira os resultados deste sábado no torneio olímpico de basquete feminino no Rio 2016:

Turquia 39 x França
China 68 x 90 Canadá
Brasil 66 x 84 Austrália
Bielorrússia 73 x 77 Japão