A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou o título invicto do 34º Campeonato Sul-americano, na noite de segunda-feira (18 de agosto), contra a equipe da Argentina, na disputa realizada no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade equatoriana de Ambato, Equador. Na partida final, o Brasil venceu as argentinas por 59 a 47 (28 a 27 no primeiro tempo) e conquistou o 25º titulo continental e o 15º consecutivo invicto. A pivô brasileira Clarissa dos Santos foi escolhida a MVP (jogadora mais valiosa) da competição.

O treinador Luiz Zanon falou sobre a dura partida travada entre dois clássicos rivais. “Foi um jogo duro durante os 40 minutos, mas que sabíamos que não seria fácil. Temos que destacar o que foi muito positivo que as meninas souberam a hora certa de ganhar o jogo. Esse é um momento em que muitas equipes não têm o poder de recuperação na dificuldade. Fomos nos mantendo e a hora que tivemos a chance de vencer o jogo soubemos aproveitar. Esse fator agradou muito a mim e a comissão técnica”, disse o técnico brasileiro.

Zanon avaliou a conquista de seu segundo título Sul-americano à frente da equipe nacional. “Foi uma vitória importante pela fase que estamos e nas dificuldades que tivemos na quadra. O comportamento que elas demonstraram nesta noite foi muito bom. Elas estavam cientes que não estávamos fazendo uma grande partida, mas esperando o momento para colocar as situações de jogo próximas a vitória. Foi um grande amadurecimento da equipe. No meu entendimento, quanto mais dificuldade este grupo tiver mais rápido ele alcançará o nível de amadurecimento que objetivamos. Ser campeão em qualquer torneio é muito importante. E é importante essa equipe conquistar todas as vitórias que jogar”, completou Zanon.

A cestinha da partida foi a argentina Melissa Gretter com 16 pontos. A ala Jaqueline Silvestre foi a melhor pontuadora brasileira na partida com 15 pontos e mais dois rebotes e um bloqueio. A atleta do Basketball Santo André ficou ainda em primeiro lugar no número de bolas de três pontos, foram 11 acertos em 17 tentativas durante as cinco partidas da competição. A pivô Clarissa dos Santos, da Unimed/Americana, foi um dos destaques do jogo, depois de cravar um double-double (11 pontos e 18 rebotes), além de quatro recuperações de bola. A atleta foi ainda a mais eficiente do jogo com 19 pontos de valorização.

“Entramos um pouco nervosas e ansiosas, mas no decorrer da partida fomos passando confiança e segurança umas para as outras e conseguimos sair com uma boa vitória. E ganhar das argentinas sempre tem um gostinho melhor. Durante o jogo vinham tantas coisas na minha cabeça, mas me sentia pronta e bem para esse jogo. Estávamos no momento confiante e as bolas caíram no momento certo. Graças a Deus e ao grupo todo saímos com essa vitória e permanecemos com a hegemonia sul-americana”, avaliou Jaqueline, cestinha brasileira na partida final.

A rodada final começou com a vitória do Uruguai sobre o Peru por 70 a 57, na disputa de sétimo e oitavo lugares. Na sequência, o Equador conquistou o quinto lugar, depois de vencer o Paraguai por 71 a 68. Na disputa da medalha de bronze, a Venezuela levou a melhor e derrotou o Chile por 72 a 54, conquistando a última vaga para o Pan-americano de Toronto em 2015, que Argentina e Brasil já haviam assegurado com a vitória na rodada semifinal, no domingo (17 de agosto). As seleções da Argentina, Chile, Brasil e Venezuela também já haviam garantido a classificação, no sábado (16 de agosto), para o Torneio Pré-olímpico das Américas de 2015, que será realizado na cidade de Edmonton, no Canadá.

Jogaram pela Seleção Brasileira: 07. Patrícia (05 pontos, 03 rebotes e 01 assistência); 08. Tainá (09 pontos, 04 rebotes e 05 assistências); 10. Tatiane (08 pontos, 05 rebotes e 01 assistência); 11. Clarissa dos Santos (11 pontos, 18 rebotes e 04 bolas recuperadas – double-double); 14. Karina Jacob (04 pontos, 08 rebotes e 01 bloqueio). Entraram: 05. Débora da Costa (05 pontos, 02 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada); 06. Joice Coelho (02 pontos e 01 rebote); 09. Jaqueline Silvestre (15 pontos, 02 rebotes e 01 bloqueio); 12. Isabela Ramona (01 rebote); 15. Izabela Andrade (01 rebote). Não entraram: 04. Cacá Martins e 13. Fabiana Caetano. Técnico: Luiz Zanon.

Todas as jogadoras brasileiras estarão em ação na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas