As seleções do Brasil e Argentina decidem, nesta segunda-feira (19 de agosto), às 22h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV3, o título do 34º Campeonato Sul-americano Adulto Feminino, que está sendo disputado no Coliseo Cerrado de Deportes, na cidade equatoriana de Ambato. As brasileiras buscam o 25º título continental e o 15º consecutivo invicto. No domingo (18 de agosto), na segunda disputa semifinal da competição, a equipe comandada pelo técnico Luiz Zanon derrotou o Chile com 33 pontos de vantagem: 91 a 58 (38 a 29 no primeiro tempo).

“Na vitória de hoje foi importante à parte coletiva da equipe. Todas as jogadoras tentaram entrar e somar. É um bom sinal podermos utilizar o time todo em uma semifinal. Algumas jogadoras entraram muito bem e fizeram diferença na partida. Esse foi o melhor do jogo desta noite. Tivemos ainda um momento de desequilíbrio na partida, mas que dentro do processo que estamos é extremamente normal. Agora que já conquistamos esse objetivo, vamos atrás do título que é um outro jogo com um adversário difícil. Vamos respeitar, mas vamos buscar mais um título”, analisou o treinador brasileiro.

Zanon destacou a importância da conquista da vaga no Pan-americano de Toronto, em 2015, para a continuidade do trabalho de renovação iniciado em 2013. “Acho que a conquista da vaga para o Pan-americano foi muito positiva para sequência desse grupo. Elas precisam estar em todas as competições internacionais. E estão de parabéns por terem conquistado isso, pois só assim esse time novo vai conseguir amadurecer tudo o que precisa”, frisou Zanon.

A cestinha da partida foi a chilena Ziomara Morrison com um double-double (23 pontos e 11 rebotes). A pivô Clarissa dos Santos foi a melhor brasileira na partida, depois de cravar um double-double (17 pontos e 12 rebotes), além de quatro assistências e uma recuperação de bola. Clarissa foi ainda a mais eficiente em quadra somando 26 pontos de valorização. Outros destaques nacionais foram a ala Patrícia Teixeira (12 pontos, quatro rebotes e uma recuperação de bola), a armadora Tainá Paixão (12 pontos, três rebotes, duas assistências e duas recuperações de bola), e as alas Joice Coelho (10 pontos, um rebote, uma assistência, duas recuperações de bola e um bloqueio) e Jaqueline Silvestre (10 pontos e uma assistência).

“Foi um jogo nervoso por ser uma semifinal e valendo uma vaga para o Pan-americano, mas tínhamos noção da importância desta vitória e corremos atrás disso. Conseguimos ter cabeça boa e trabalhar para esse jogo. Cometemos alguns erros ainda, mas continuamos em uma crescente dentro do torneio. E amanhã iniciamos mais um capítulo da nossa história. Vamos entrar focadas e conscientes para buscarmos mais uma vitória e a hegemonia sul-americana”, disse a pivô brasileira.

Clarissa também destacou a conquista nacional e no legado para o país. “Estamos trabalhando duro e fico feliz de termos conquistado a oportunidade de defender o nosso país em mais um Pan-americano. Essa conquista é boa não só para a seleção, mas para o crescimento da nossa modalidade a nível nacional. Vamos manter a sequência de trabalho que vem sido feito buscando todos os resultados todo o ciclo até as olimpíadas do Rio 2016”, destacou a jogadora da Unimed/Americana (SP).

A rodada semifinal começou com as disputas de quinto ao oitavo lugares. O Paraguai venceu o Equador por 77 a 59, enquanto o Equador derrotou o Peru por 80 a 54. Na primeira semifinal da noite, a Argentina bateu a Venezuela por 75 a 54. As seleções da Argentina, Chile, Brasil e Venezuela já haviam garantido a classificação, no sábado (16 de agosto), para o Torneio Pré-olímpico das Américas de 2015, que será realizado na cidade de Edmonton, no Canadá.

Jogaram pela Seleção Brasileira: 07. Patrícia Teixeira (12 pontos, 04 rebotes e 01 recuperação de bola); 08. Tainá (12 pontos, 03 rebotes, 92 assistências e 02 bolas recuperadas); 10. Tatiane (05 pontos, 01 rebote, 02 assistências e 01 bloqueio); 11. Clarissa (17 pontos, 12 rebotes, 04 assistências e 01 bola recuperada); e 13. Fabiana (09 pontos, 03 rebotes, 02 assistências, 02 bolas recuperadas e 01 bloqueio). Entraram: 04. Carina Martins (01 rebote e 03 assistências); 05. Débora (01 assistência); 06. Joice Coelho (10 pontos, 01 rebote, 01 assistência, 02 bolas recuperadas e 01 bloqueio); 09. Jaqueline Silvestre (10 pontos e 01 assistência); 12. Isabela Ramona (07 pontos, 02 rebotes, 01 assistência e 03 bolas recuperadas); 14. Karina Jacob (04 pontos, 09 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada) e 15. Izabela Andrade (05 pontos e 03 rebotes). Técnico: Luiz Zanon.

Patrocinador Oficial: Bombril
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Samuel Vélez/FIBA Américas