O Maranhão Basquete teve duas jogadoras entre os destaques individuais da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14: a armadora norte-americana Briann January (foto, com a bola) líder na estatística das assistências, e a pivô Kelly Santos, líder na estatística dos rebotes. O time maranhense, que vem crescendo a cada temporada, fechou a sua participação nesta edição da competição com o quarto lugar, depois de perder a série melhor-de-três do playoff – semifinal para o Sport Recife.

Com uma média de 4.3 assistências por jogo, January foi um dos destaques da equipe ao longo da competição, com atuações regulares e muita disposição em quadra. “É sempre bom ter resultados pessoais, mas eu, realmente, deixei o Brasil com o gosto amargo ao perder a série do playoff – semifinal. Foi uma grande oportunidade, já que o Brasil foi um das melhores experiências que tive no exterior e espero ter a chance de voltar na próxima temporada”, comenta a armadora

Vale ressaltar que Briann January foi uma das 33 atletas convocadas para o selecionado dos Estados Unidos, comandado pelo técnico italiano Lino “Geno” Auriemma, visando o ciclo 2014/2016, que inclui a participação no Campeonato Mundial e, posteriormente, nos Jogos Olímpicos.

Já a experiente Kelly Santos garantiu o primeiro lugar na “guerra das pivôs”, que foi bastante árdua durante toda a competição, com a média de 8.9 rebotes por partida. “Todo atleta se alegra com o reconhecimento do seu trabalho. Acredito que para uma pivô o rebote seja o fundamento mais importante, especialmente, num campeonato de alto nível, físico e com excelentes jogadoras dividindo o garrafão comigo, como ocorreu nesta edição da LBF. Creio que foi o resultado de toda a minha dedicação e entrega total ao basquetebol ao longo da temporada”, comemora a pivô do Maranhão Basquete.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: Sanderson Barbarini/Divulgação