1º turno foi marcado por jogos muito equilibrados (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

O primeiro turno mostrou uma LBF CAIXA muito equilibrada como há tempos não se via. Com nove equipes pela primeira vez desde 2015, o principal campeonato de basquete feminino do país tem partidas emocionantes, muitas vezes decididas nos segundos finais. Parte considerável do sucesso da LBF CAIXA se dá pelas novidades implementadas nesta temporada pela gestão de Ricardo Molina Dias.

– Com certeza, [a Liga está] mais disputada e muito equilibrada, principalmente pelo aumento do número de equipes. A principal novidade, pra mim, foi a volta do basquete feminino na TV aberta. Precisávamos avançar nesse sentido – , comemora o técnico Bruno Guidorizzi, do Santo André/Apaba.

Depois de duas décadas, o basquete feminino retornou à grade da TV Aberta, com as transmissões aos domingos na TV Gazeta. Outra conquista da gestão de Ricardo Molina foi a criação da LBF LIVE – plataforma que faz da LBF CAIXA a primeira competição do basquete com todos os jogos transmitidos pela WEB. Todas as jogadas, reações e emoções podem ser acompanhadas ao vivo pela plataforma.

A visibilidade maior da competição é elogiada pela campeã Mundial Helen Luz, hoje comentarista da LBF CAIXA na TV Gazeta. “Dá mais credibilidade pra modalidade e automaticamente contribui pra sua divulgação”, diz Helen, que também destaca “a transparência e a qualidade da gestão da Liga” e elogia a chance que uma nova geração de atletas tem recebido no torneio. “O campeonato me agrada pela quantidade de jovens atletas tendo a oportunidade de mostrar o que sabe”, completou.

Gestão de Ricardo Molina vem revitalizando a LBF e o basquete feminino nacional (Fernando Dantas/Gazeta Press)

Além das transmissões WEB, a LBF CAIXA apresenta também pela primeira vez as mascotes das equipes, figuras que comandam o entretenimento das partidas e aproximam o público infantil presente às quadras. Mas o conjunto de novidades não se restringe dentro das quatro linhas, com as ações de gestão da LBF Academy e LBF Financeiro. O LBF Inova traz um inédito estudo realizado pela Universidade de Campinas (Unicamp), que analisa a capacidade de impulsão das atletas e investiga uma possível redução da altura do aro, facilitando as enterradas – que já serão vistas no Jogo das Estrelas, em abril. Em janeiro deste ano, a Liga tornou-se a primeira entidade gestora do basquete nacional certificada com a ISO 9001:2015 garantindo o Sistema de Gestão da Qualidade em seus processos internos.

Na área social, as equipes desenvolvem parcerias com projetos locais e a partir da próxima semana integram o LBF Nas Escolas, que em sua primeira fase levará a campeã Mundial Janeth Arcain  às escolas das nove cidades presentes na LBF CAIXA 2018. E as novidades não devem parar por aí, com o planejamento das próximas duas temporadas sendo finalizado.

Para Péricles Espíndola, diretor de Blumenau, um dos melhores ganhos foi a nova gestão solo da LBF. “A gente avançou bastante em qualidade no campeonato, A LBF LIVE é uma realidade pra gente que para muitos será o futuro, a qualificação da ISO dá transparência e qualidade nas ações da LBF. E o planejamento é de extrema importância, pois impacta diretamente no orçamento das equipes. Tivemos uma economia de mais de 50% na logística das passagens em relação ao campeonato passado”, opinou Espíndola.

Na sexta-feira (9), o segundo turno é inaugurado com duas partidas às 19 horas. A Uninassau recebe o Blumenau, enquanto Vera Cruz Campinas e São Bernardo/Brazolin/Unip duelam no interior paulista.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Mascotes comandam o entretenimento nas quadras (Montagem)