Tendo a Copa América como próximo desafio, a seleção feminina de basquete tem um novo comandante: Carlos Lima, 45 anos, técnico com experiência em edições anteriores da LBF e também nas seleções de base. Sua conquista mais recente foi o título da LBF CAIXA 2016/17, como assistente técnico de Antonio Carlos Vendramini na equipe do Corinthians/Americana.

Lima (prancheta na mão) participou do título do Corinthians/Americana na LBF CAIXA 2016-17 (João Pires)

Em seu primeiro ato à frente da seleção, Lima convocou as atletas que participarão da Copa América (lista completa abaixo), realizada de 6 a 13 de agosto em Buenos Aires, na Argentina. O torneio continental irá qualificar três seleções para a primeira Copa do Mundo Feminina, que será disputada em setembro de 2018, na Espanha.

“É uma satisfação, uma alegria, essa responsabilidade que eu vou ter, junto com toda a comissão técnica, de poder classificar o Brasil (para a Copa do Mundo)”, disse Lima. “É uma competição muito difícil, com Canadá, Cuba, Argentina jogando em casa. São só três vagas, mas nosso pensamento é de classificar”, completa.

Técnico desde 2002 e com experiência de cinco temporadas na LBF CAIXA, comandando São José (para onde havia retornado quando foi chamado para a seleção) e Maranhão, Carlos Lima já trabalhou com a maioria das convocadas. Mas, apesar de conhecê-las, julga que o desafio agora é diferente. “É mais intenso, porque o tempo de preparação é menor que nos clubes. Mas temos um grupo experiente, temos meninas em ascensão. Essa troca de experiência entre as jogadoras é fundamental”, analisa.

Com a equipe do Maranhão, na temporada 2015-2016 (Reprodução/LBF.com.br)

Das dezesseis convocadas, treze atuaram na última edição da LBF CAIXA, incluindo Babi, Joice, Iza e Damiris, campeãs com Lima em Americana. A comissão técnica e as jogadoras se apresentam nesta quinta-feira (13) em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, onde ficam em preparação até 3 de agosto. Além do Brasil e da anfitriã Argentina, participarão da Copa América as seleções do Canadá, Colômbia, Cuba, Paraguai e Venezuela.

 

Confira a lista de convocadas para a AmeriCup:

Armadoras

Babi – 31 anos – 1m80 – Americana

Joice  – 30 anos – 1m76 – Americana

Tainá – 25 anos – 1m72 – Basketball Santo André/APABA

Tássia – 25 anos – 1m75 – Uninassau Basquete

Alas

Isabela Ramona – 23 anos – 1m81 – Zamarat (Espanha)

Iza – 22 anos – 1m82 – Club Tomás de Rocamora (Argentina) (Americana)

Jaqueline – 31 anos – 1m79 – Basketball Santo André/APABA

Patrícia – 26 anos – 1m76 – São José Desportivo

Raphaella – 22 anos – 1m81 –  C.U.S Ponta Delgada (Portugal)

Tati – 26 anos – 1m81 – Uninassau Basquete

Pivôs

Clarissa  –  29 anos – 1m84 – Sopron Basket (Hungria)

Damiris – 24 anos – 1m92 – Atlanta Dream (Estados Unidos)

Érika – 35 anos – 1m96 – San Antonio Stars (Estados Unidos)

Gil – 36 anos – 1m83 – Uninassau Basquete

Kelly  – 37 anos – 1m92 – Uninassau Basquete

Letícia Rodrigues – 22 anos – 1m90 – Santos FC/FUPES