Duelo paulista será o primeiro transmitido na tela da Gazeta (Montagem/João Pires/LBF)

Fechando o primeiro final de semana de ação da LBF CAIXA 2018, Vera Cruz Campinas e Funvic/Ituano debutam no campeonato nacional. Mesclando caras novas e conhecidas, as duas equipes investiram bastante para o confronto deste domingo, às 15h, no Ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas (SP) . A partida terá a transmissão da TV Gazeta – a primeira da temporada – com a narração de Celso Cardoso, reportagens de Jonas Campos e comentários da Campeã Mundial e Medalhista Olímpica Helen Luz.

Trazendo a base de Americana (quatro atletas – Karla, Babi, Meli Gretter e Carol Calixto), incluindo a comissão técnica chefiada por Antonio Carlos Vendramini, o Vera Cruz Campinas apostou forte no talento de três jogadoras promissoras, que foram destaque no extinto time de Jundiaí. Carla Lucchini e Aline Moura chegam à primeira LBF CAIXA de suas carreiras – Mariana Dias, apesar de apenas 20 anos, já atuou na temporada 2014/15 em Barretos. Fabi e Nascimento também chegaram para reforçar o garrafão, além das alas Jeanne e Patty reforçaram as alas e o garrafão. A mescla de juventude e experiencia ainda ganhou mais um importante componente, com a chegada de Ariadna, duas vezes MVP da competição, ao elenco.

Jeanne projeta a equipe indo longe na temporada. ”Sabemos que esse será um campeonato bastante equilibrado, todas as equipes se reforçaram em busca do mesmo objetivo, mas nós também sabemos do potencial do nosso time e tudo que cada uma pode contribuir para fazermos uma ótima temporada. Estamos treinando duro e esperamos conquistar o título”, declarou a ala, ex-Presidente Venceslau.

Jogo também chama atenção pelo duelo a beira da quadra, com dois dos mais vitoriosos treinadores do país (Montagem/João Pires/LBF)

Maira Horford, irmã do pivô Al Horford, do Boston Celtics  (NBA), projeta jogo difícil em Campinas. “Sabemos que se trata de um adversário complicado, pode-se dizer que é o atual campeão da LBF com algumas mudanças. Mas, não será um jogo fácil, só saberemos quem será vencedor no final da partida mesmo, já que são duas equipes muito boas e que vem treinando há um bom tempo”, disse a ala.

Em Itu, o projeto foi iniciado ao redor de Barbosa e Kelly, pivô fiel escudeira do treinador. Assim, chegaram as tricampeãs Joice e Palmira e a ala Lais, únicas com mais de 30 anos. O restante do elenco é jovem mas bastante experiente. Assim como o Vera Cruz Campinas, o Funvic/Ituano também trouxe um ‘pacote’ de outra equipe paulista. Maira, Leidi e Licinara chegaram após ótima campanha por São José no Campeonato Paulista, com a classificação até a grande final. Milena e Monique, semifinalistas no Estadual com o Poty/BAX/Catanduva, aumentaram ainda mais as opções na área pintada. Aruzha, Gabi e Bia, esta última que veio do Uninassau, completam o time formado por Barbosa.

Os treinadores, aliás, fazem um duelo a parte. Enquanto Vendramini encontrou sucesso com os títulos por clubes, além de dois mundiais e quatro Sul-Americanos, é também o maior vencedor da LBF CAIXA, com três conquistas – Barbosa foi mais vitorioso enquanto esteve a frente da Seleção Brasileira, com dez Sul-Americanos, um Pré-Olímpico e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos em Sydney-2000. Kelly estava lá também e é a única daquele time ainda em atividade.

O duelo promete ser ainda melhor com a presença do público. 500 ingressos foram disponibilizados e quem tiver sorte ainda poderá encontrar um número limitado já no ginásio.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.