Reformado, Costa Rodrigues passa a receber os jogos do Sampaio Basquete nesta sexta (Paulo de Tarso Jr./Sampaio Basquete)

Após a folga no último final de semana, o nordeste volta a receber a LBF CAIXA nesta sexta-feira, abrindo a rodada. No Recife (PE), às 19 horas, a Uninassau (4ª, 5-4) recebe Presidente Venceslau (7º, 3-7), no ginásio Wilson Campos, em partida que significa reabilitação para ambas as equipes. No primeiro turno, o trio Casanova-Gil-Tassia, que não tem tido grandes atuações recentes, combinou 57 dos 77 pontos na vitória pernambucana por um ponto no interior paulista.

Mais tarde (20h), é a vez do embalado Sampaio Basquete (2º, 7-2), que vem de cinco vitórias seguidas, enfrentar o lanterna Poty/BAX/Catanduva (9º, 0-10), no jogo que marca a reinauguração do ginásio Costa Rodrigues, nova casa do tricolor até o fim da temporada.

– O Costa Rodrigues é um lugar histórico para o esporte maranhense, então é muito importante essa reinauguração. É importante para o povo de São Luís que tem todo esse carinho por esse ginásio. Vamos jogar com casa cheia e, com certeza,  vamos ter o sexto jogador que é a torcida. Nossa expectativa é ganhar. Treinamos muito essa semana e esperamos manter essa crescente -, afirmou o técnico do Sampaio Basquete, Virgil Lopez.

Nesta semana, os elencos de Uninassau e Sampaio abriram a primeira fase do LBF Nas Escolas, visitando instituições de ensino de Recife e São Luís ao lado da multicampeã Janeth Arcain.

Andreenses e são-bernardenses reeditam abertura da LBF CAIXA 2018 neste final de semana (Jorge Bevilacqua-Santo André/Apaba)

A única partida do sábado será ‘apenas’ o clássico do ABC paulista entre São Bernardo/Brazolin/Unip (8º, 3-7) e Santo André/Apaba (3º, 6-4), disputado às 20 horas no ginásio Ubaldo Lago, o Baetinha, em São Bernardo do Campo (SP). Apesar da situação andreense melhor na tabela, muita coisa mudou desde o último encontro entre as equipes, que foi a abertura da temporada e teve a virada do time de Bruno Guidorizzi por 23 pontos. O time de Marcio Bellicieri ainda peca pela falta de experiência do elenco, mas conta com a propulsão da dupla Lays e Thayná, além de Julia, que tem feito boas partidas.

No domingo, às 10 horas da manhã, nova rodada dupla no Maranhão e Pernambuco com inversão dos confrontos (Sampaio x Presidente Venceslau e Uninassau x Poty/BAX/Catanduva), além do reencontro entre Funvic/Ituano (6º, 5-6) e Vera Cruz Campinas (1º, 11-0), que terá transmissão ao vivo e exclusiva da TV Gazeta. Na estreia de ambas as equipes, em 14 de janeiro, o time campineiro não tomou conhecimento do ituano e aplicou sonoros 80×51, diferença que permaneceu como a maior da Liga por mais de um mês.

Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o time de Antonio Carlos Barbosa quer desbancar o ainda invicto Vera Cruz. Para isso, quer aproveitar a grande fase da armadora Joice, que no final de semana passado registrou o primeiro triplo-duplo da temporada contra o Poty/BAX/Catanduva e quebrou o recorde de assistências de uma partida na história da LBF CAIXA – foram 16 na maior vitória do time no ano por 88 a 67 sobre Presidente Venceslau. A experiente Karla está ciente das dificuldades que o Vera Cruz Campinas terá se quiser manter a sequência de vitórias.

Em grande fase, Joice será uma das líderes do Funvic/Ituano no reencontro com o Vera Cruz Campinas (Juca Ferreira/Funvic Ituano)

– Com certeza a gente sabe que vai enfrentar um time muito mais aguerrido, treinado. Já passaram-se vários jogos e é nítido de se ver que a equipe delas melhorou muito. Você tem que ter humildade pra saber que vai ser uma pedreira, principalmente com a torcida e um ginásio que lota, e que a gente tem que estar bem fechadinho, senão a gente acaba perdendo lá -, alertou a capitã do líder, em entrevista à TV Gazeta. Com 12 partidas já disputadas, o Blumenau folga na rodada.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.