Jaqueline liderou a série com 22,5 pontos por jogo (Rainier Moura – RMPress)

Confirmando a superioridade demonstrada na primeira fase, Santo André controlou a partida desde o início para vencer o BAX/Catanduva nesta segunda (6), por 87 a 49, no ginásio Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista. Com o triunfo, fechou a série melhor de três das semifinais em 2 a 0. Na primeira partida, em Catanduva, a equipe já havia vencido por 72 a 46.

Apesar dos desfalques importantes da armadora Thaissa (cestinha da equipe na competição, com 15,6 pontos por jogo) e da pivô Tati Motta (ambas por lesões no joelho), além da ala Sara, o BAX/Catanduva começou bem a partida e foi o primeiro a liderar o placar. Porém, a falta de opção na rodagem pesou para as comandadas de Fernanda Hartwig, que viram Santo André assumir a liderança ainda no primeiro quarto e aumentá-la período a período (21-14, 22-9, 19-8 e 25-18).

Como no jogo 1, a ala Jaqueline dominou as estatísticas de pontuação, com 23 pontos e bom aproveitamento de 63% nas cestas simples. Mantendo a produção, acabou registrando 22,5 pontos por jogo nessas semifinais, seguida de perto pela outra ala titular da equipe, Ariadna, que teve exatos 20 pontos por jogo na série. Nesta segunda, a cubana anotou duplo-duplo de 21 pontos e 14 rebotes. Dominick e Silvinha também apoiaram bem com 15 pontos cada.

Pelo lado do BAX/Catanduva, que em cada partida teve três atletas jogando todos os 40 minutos, destaque para Gabriela Santos, responsável pelo único duplo-duplo da equipe na partida, com 16 pontos e 10 rebotes – Milena, com 9 pontos e 10 rebotes, ‘bateu no aro’. Com o adeus no paulista, a equipe volta suas atenções para 2018.

Já Santo André aguarda a definição da outra chave das semifinais, que começa nesta terça-feira (7), em Presidente Venceslau. As donas da casa recebem São José em busca da reedição da final de 2016, vencida pela equipe do ABC paulista, comandada à época por Arilza Coraça.