Vem para brigar. O elenco do Funvic/Ituano foi apresentado na tarde desta terça-feira (5) com várias novidades. Além das quatro atletas anunciadas anteriormente – Joice, Palmira, Lais Tobias e Milena, o evento realizado em um hotel de Itu (SP) oficializou as contratações das pivôs Kelly e Monique, a armadora Aruzha, a ala Maira Horford e as alas/pivôs Lici e Leidilânia, que não pode comparecer por questões pessoais.

Além dos seis reforços, o técnico Antonio Carlos Barbosa também foi apresentado oficialmente como chefe da comissão técnica. O experiente treinador, que já disputou duas finais da LBF CAIXA no comando de Ourinhos e passou também pelo Maranhão Basquete, estava com a seleção masculina de Camarões nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019.

Kelly vem para trazer experiência ao garrafão do Funvic/Ituano. Aos 38 anos, a pivô bronze em Sydney-2000 chega ao seu quarto time em cinco anos na LBF CAIXA e volta a fazer parceria com Barbosa, com quem atuou por Ourinhos, Maranhão e Seleção Brasileira. “Fora de quadra ele é bem descontraído, mas dentro, ele é bastante exigente. Mas estou bem contente em voltar a trabalhar com ele”, falou Kelly. A jogadora, cuja contratação foi uma das primeiras da equipe e mantida em segredo até então, foi uma das responsáveis pela parceria entre as instituições que originaram a equipe. “Foi importante, porque estou próxima de passar de jogadora para gestora”, finalizou.

Kelly, Maira Horford, Monique e Lici estão entre as novidades da equipe (Montagem)

 

O Funvic/Ituano trouxe também três jogadoras do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista pelo São José. Maíra Horford, de 22 anos e 1,85m, foi um dos destaques da equipe e a 3ª jogadora com mais bolas de três pontos convertidas. Ela vem para sua primeira LBF CAIXA da carreira “Vou dar meu máximo para ajudar a equipe, que é bem competitiva e pode chegar longe”, declarou. Criada na base joseense, a ala é irmã de Al Horford, pivô dominicano que está há 11 temporadas na NBA e hoje atua pelo Boston Celtics. Apesar de manterem contato à distância, os dois nunca se encontraram pessoalmente. Eles são filhos de Tito Horford, ex-pivô de Milwaukee Bucks e Washington Bullets e que no Brasil atuou pelo Sírio e Suzano nos anos 1990.

Para o garrafão, Leidilânia e Lici devem brigar pelas posições com Kelly e Milena. Aos 18 anos, Lici fará, assim como a equipe, sua estreia na LBF CAIXA. “Vou procurar aprender com as meninas mais velhas, a Kelly já passou por seleção, a Leidi é uma pivô muito boa, que estava comigo em São José”, disse a jovem atleta, formada em Jacareí e uma das líderes na porcentagem de arremessos do último Paulista. Já Leidilânia, de 1,88m, disputou 44 jogos nas passagens por São Caetano, Basquete Jaraguá e o próprio São José pela LBF CAIXA. Na campanha do vice-campeonato Estadual neste ano, figurou entre as primeiras da competição em tocos. Completando as novidades no setor, também chegou Monique, pivô de 1,90m que estava no Poty/BAX/Catanduva.

Aruzha, de 25 anos e 1,67m, estava no Santos Basquete e disputou a última LBF CAIXA pelo Santo André/APABA. “Quando soube do projeto e da possibilidade de vir pra cá, não pensei duas vezes. Acredito que a experiência do Barbosa vai trazer muitas coisas que eu não vi ainda e amadurecer pontos meus. Vim para ajudar o máximo que puder e evoluir sempre. Para a LBF, eu espero que a gente trabalhe firme, porque o time é bom e tem tudo para estar entre as melhores do país”, opinou a armadora.

O Funvic/Ituano fará a primeira partida de sua história em 14 de janeiro, fora de casa, contra o Vera Cruz Campinas. A primeira partida em casa será em 27 de janeiro, contra o São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a bola oficial da Wilson, a AND1 como marca esportiva oficial e a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).