(Arte/LBF)

Após quatro meses e 87 jogos entre fase regular e playoffs, a LBF CAIXA 2018 chega às Finais. Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete duelam a partir deste domingo (20) pelo título da temporada, em jogo disputado no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). A bola sobe às 15 horas e a partida terá transmissões por TV Gazeta e SporTV.

Invicto, o time da casa terá a vantagem do mando de quadra em três possíveis partidas da série melhor de cinco. Para este primeiro duelo, ambas as equipes terão seus elencos completos a disposição dos treinadores.

Em sua quinta final de LBF CAIXA consecutiva, Antonio Carlos Vendramini destacou ao site do Vera Cruz Campinas a principal virtude de sua equipe. “Eu acho que o ponto mais forte do Vera Cruz é o conjunto. O Sampaio nós estamos procurando deixar mais de lado e priorizando a correção das nossas falhas, principalmente aumentar o potencial do que temos de melhor”, disse o treinador.

Já Virgil Lopez, que está em sua primeira final como treinador, mas já possui quatro títulos da Liga como assistente, preparou algumas surpresas na montagem da equipe durante a semana. “Estou montando algo bem diferente para surpreender, tirar a confiança do time do Campinas  porque elas estão jogando bem. Se a gente conseguir colocar um pulguinha atrás da cabeça delas já no primeiro jogo, vamos aumentar as nossas chances de vencer”, explicou.

Ambos os treinadores já foram campeões da LBF CAIXA juntos, quando integravam o esquadrão de Americana. Agora em lados opostos, Vendramini e Virgil comandaram as duas melhores equipes em LBF: O Vera Cruz Campinas tem o melhor ataque (75,9 pontos por jogo) e o Sampaio a melhor defesa (56,7 pontos sofridos/ jogo).

Jogo 1 decisivo

Desde 2012, quando as Finais da LBF CAIXA passaram a ser decididas em séries, o vencedor do jogo 1 acabou levantando o troféu em quatro de seis oportunidades. Isso não aconteceu apenas em 2015 (América-PE venceu o jogo 1 e levou a virada de Americana) e 2017 (Uninassau, perdeu série para o Corinthians/Americana).

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

FINAIS LBF CAIXA 2018

Vera Cruz Campinas x Sampaio Basquete

Jogo 1 – 20/5 (domingo), 15H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). TV Gazeta e SporTV

Jogo 2 – 22/5 (terça-feira), 19H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). SporTV

Jogo 3 – 27/5 (domingo), 15H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). TV Gazeta e SporTV

Jogo 4 – 29/5 (terça-feira), 19H. Ginásio Castelinho, em São Luís (MA). SporTV

Jogo 5 – 3/6 (domingo), 15H. Ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP). TV Gazeta e SporTV