Duas das três maiores pontuadoras da temporada, Ariadna e Thayná se enfrentam a partir de hoje

A fase mais importante do calendário da LBF CAIXA 2018 começa nesta quinta (26) no ABC paulista. O São Bernardo/Brazolin/Unip, 8º na fase regular, recebe no ginásio Ubaldo Lago (Baetinha) o líder invicto da primeira fase, Vera Cruz Campinas, às 20 horas. O Jogo 1 da série melhor de três das quartas de final terá transmissão pela plataforma online da LBF LIVE.

Equipe mais jovem da temporada, com média de apenas 20,5 anos, o time do ABC, comandado por Marcio Bellicieri, tem apenas duas jogadoras com experiência em playoffs – a ala Julia e a pivô Lorena, mas conta com duas das principais pontuadoras da primeira fase e revelações do campeonato para surpreender o virtual favorito.

“O primeiro jogo é na nossa casa e nos dá a oportunidade de conseguirmos a vitória; depende da gente. O time está bom, a nossa defesa encaixou cada vez mais contra os outros adversários e fizemos alguns ajustes para encarar o time de Campinas; o (técnico )Marcio Bellicieri está bastante animado para esse playoff”, disse a ala.

A armadora Lays, 6ª maior assistente da temporada (4,4 por jogo), também falou sobre sua primeira partida de playoff da carreira.

“Minha expectativa é que saiamos com a vitória, seria incrível. Contudo, o mais importante para nós é fazer uma boa partida, mesmo com as ausências de duas peças importantes (Milena e Ana Júlia, contundidas) e que mereçamos sair com o resultado positivo”, disse Lays.

O jogo do returno teve a maior vitória do Vera Cruz na temporada (Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas)

Nos duelos da fase classificatória, o time campineiro venceu por 84 a 74 no Baetinha e aplicou a maior diferença da temporada no returno: 52 pontos no triunfo por 98 a 46 em Campinas. Apesar dos ótimos números da primeira fase  – melhor ataque e campanha invicta -, tudo é passado para o Vera Cruz Campinas.

“Agora vem a reta final em que os outros times querem nos vencer, só que temos que estar fortes e concentradas”, diz Melisa Gretter, umas das líderes da equipe, bastante experiente em playoffs da LBF CAIXA.

A cubana Ariadna, cestinha da equipe e terceira do campeonato com 18,2 pontos por jogo, faz hoje seu 28º jogo de pós-temporada. A tetracampeã Karla faz a 34ª. Das 12 jogadoras do elenco, apenas quatro debutam nesta fase – Jeanne, Carla Lucchini, Aline Moura e Mari Dias, cujo retorno está cada vez mais próximo. No banco, o tricampeão da LBF CAIXA, Antonio Carlos Vendramini.

A série entre São/Bernardo/Brazolin/Unip e Vera Cruz Campinas continua no próximo domingo (29) em Campinas, às 15 horas, com transmissão da TV Gazeta, e na próxima terça (1/5, 19h30), caso seja necessária a terceira partida, também na Ginásio da Ponte Preta.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Lays espera uma boa primeira partida de playoff da carreira (Ricardo Cassin – São Bernardo/Brazolin/Unip)