Os Estados Unidos estão na final do basquete feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em um dos melhores jogos do torneio realizado no Rio de Janeiro (RJ), a equipe norte-americana viu a França mostrar grande trabalho em quadra, mas com grande vantagem aberta no terceiro período, as atuais pentacampeões olímpicas fecharam o jogo com vitória, por 86 a 67, e avançaram para a decisão da Olímpiada.

Decisão formada: A Espanha será a adversária dos Estados Unidos da Final da Olímpiada do Rio de Janeiro. Com grande rivalidade entre os dois países no basquete masculino, já que protagonizaram as duas últimas finais olímpicas, teremos mais um duelo histórico entre Estados Unidos e Espanha, desta vez no basquete feminino.

Adversário conhecido: Estados Unidos e Espanha disputaram a fase de grupos na mesma chave e se enfrentaram na segunda rodada. Na ocasião, o time norte-americano dominou a partida por completo e saiu de quadra com vitória acachapante por 40 pontos de vantagem sobre sua rival e placar de 103 a 63.

Seis é o número: Após a vitória nesta noite, os Estados Unidos carimbaram presença em sua sexta final olímpica seguida e vai com tudo em busca da sexta medalha de ouro consecutiva no maior torneio de seleções.

Só cresce: A equipe norte-americana procura aumentar ainda mais sua soberania no cenário do basquete feminino nos Jogos Olímpicos, já que o país é de longe o maior vencedor do torneio, com sete conquistas de medalha de ouro, e busca a oitava medalha dourada de sua história no evento.

Muito bem: Para carimbar presença em mais uma final olímpica, os Estados Unidos contaram com grande atuação da ala/armadora Diana Taurasi, que fechou o jogo contra a França com 18 pontos, cinco rebotes e quatro assistências.

Bons desempenhos: A equipe norte-americana também contou com grande trabalho das alas Maya Moore, com 15 pontos e sete rebotes, e Seimone Augustus, com dez pontos, seis rebotes e três assistências, e da pivô Brittney Griner, dona de dez pontos e seis rebotes, para terminar a partida com grande vantagem no placar.

Com muito suor e empenho diante de uma França aguerrida, o Estados Unidos conquistou vaga para decisão dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Divulgação/FIBA)

Com muito suor e empenho diante de uma França aguerrida, os Estados Unidos conquistaram vaga para decisão dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Divulgação/FIBA)

Ouro garantido? A Espanha tenha um duro desafio no próximo sábado. Soberano na história do torneio olímpico de basquete feminino, os Estados Unidos não sabem o que é sair de quadra com derrota em uma Final de Olimpíada. Desde que o torneio é disputado por mata-mata o time norte-americano venceu todas as finais que disputou.

Só a medalha interessa: Mesmo com a derrota sofrida nesta noite, a França já tem uma campanha história no Rio 2016. Para melhorar ainda mais, o time europeu vai em busca da medalha de bronze, aquela que seria a segunda condecoração de sua história no basquete feminino. O duelo pelo 3º lugar será contra a Sérvia e será realizado neste sábado (20/08), às 11h30 (de Brasília).

Rivalidade conhecida: Não será a primeira vez na história recente do basquete feminino que teremos um duelo entre França e Sérvia muito importante. Os dois times protagonizaram a decisão do último campeonato europeu, que terminou com o título da Sérvia, ao vencer o duelo por 76 a 68.

Deu jogo: O começo da partida foi surpreendente. A França começou melhor em quadra e abriu a partida com 6 a 2 no placar. Aos poucos os Estados Unidos foram assumindo o domínio do jogo e assumiu a liderança do placar pela primeira vez no jogo quando faltavam seis minutos para o término do jogo. Com o destaque da pivô Gruda, com seis pontos e três rebotes, a França jogou de igual para igual durante todos os dez minutos iniciais da partida, mas o time norte-americano fechou a parcial com vantagem de quatro pontos (19 a 15)

Tudo igual: Assim como fez durante toda a sua campanha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a equipe norte-americana começou a dominar a partida e abriu vantagem. Mesmo rodando bem sua equipe, o técnico Geno Auriemma viu seu time ter vantagem folgada de oito, nove pontos durante quase todo o segundo período, mas foi para o vestiário com o placar separado por apenas quatro pontos depois de grande desempenho francês no final da primeira etapa.

Fez a diferença: Na volta do intervalo, a equipe norte-americana voltou defendendo e atacando bem e logo nos primeiros minutos voltou a ter nove pontos de vantagem no placar (49 a 38). A França não conseguiu manter a força que mostrou no primeiro tempo perante a forte equipe dos Estados Unidos e viu as atuais pentacampeãs olímpicas dominarem por completo o terceiro período, vencer por 25 a 8 e entrar no último período com 21 pontos de vantagem (65 a 44).

Digno de aplausos: Mesmo com toda a dificuldade de bater uma equipe quase que imbatível na história do basquete feminino, ainda mais depois de colocar 21 pontos de vantagem, a França foi guerreira no último período. Dominante nos oito primeiros minutos do período derradeiro, o time azul conseguiu reduzir a desvantagem no placar ataque por ataque até que deixou o placar separado por apenas 11 pontos (78 a 67).

Deu EUA: Diante da reação francesa, a equipe norte-americana parou o jogo, voltou totalmente focada para os dois últimos minutos de jogo e fechou a partida com vitória por quase 20 pontos de vantagem e garantiu presença na final do basquete feminino no Rio 2016.

A equipe norte-americana busca aumentar sua soberania e vencer a sexta medalha de ouro seguida do (Divulgação/FIBA)

A equipe norte-americana de basquete feminino busca aumentar sua soberania e vencer a sexta medalha de ouro seguida em Jogos Olímpicos (Divulgação/FIBA)