Silvinha teve boa atuação no Dell’Antonia (Jorge Bevilacqua/Santo André-Apaba)

No dia em que Lais Elena completou 75 anos, o Santo André/Apaba tratou de presentar a histórica treinadora com uma sólida vitória sobre o Funvic/Ituano, por 59 a 53, no Ginásio Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista. Mais uma vez, a ala Jaqueline puxou a ofensiva andreense ao anotar 19 pontos antes de sair de quadra com dores no tornozelo após choque com Kelly. Pelo lado ituano, as alas Lais e Palmira contribuíram com 14 pontos cada uma.

Com o triunfo, o time de Bruno Guidorizzi se mantém na terceira colocação, agora com 66,7% de aproveitamento e 15 pontos. A derrota quebrou a série de duas vitórias do Funvic/Ituano, que voltou para a penúltima posição, com os mesmos 33,3% de aproveitamento e 12 pontos do São Bernardo/Brazolin/Unip, mas atrás pelo confronto direto.

As equipes iniciaram a partida com baixo aproveitamento, ambas abaixo da casa do 30 no primeiro período (13×11 pras donas da casa). A partida seguiu em ritmo lento e equilibrada no segundo quarto- parcial 13×13 e vantagem de Santo André/Apaba nos primeiros vinte minutos.

Aniversariante do dia, Lais Elena é homenageada (Jorge Bevilacqua/Santo André-Apaba)

No intervalo, homenagens à Lais Elena, primeira técnica campeã da LBF CAIXA e que comandou a equipe andreense por três décadas. A partida também marcou a estreia das norte-americanas La’Queda Davis e Starr Fairbanks, que chegaram nesta semana ao ABC paulista. Adaptando-se à nova Liga, ambas tiveram participações discretas – Davis pegou um rebote e deu uma assistência em nove minutos, ao passo que Fairbanks anotou 2 pontos em cinco minutos e meio de ação.

O terceiro período praticamente definiu o destino do jogo. Santo André manteve sua média de 13 pontos por período e o Funvic/Ituano perdeu o calibre – converteu apenas 2 de 17 arremessos (pífios 14,3%) e viu a equipe da casa abrir 9 pontos no placar. Kelly, cestinha da equipe no campeonato, foi anulada por Simone e terminou o jogo com apenas 6 pontos, 10 abaixo de sua média.

Com a partida controlada, as andreenses apenas administraram o tempo no quarto final. O Funvic/Ituano ainda tentou uma reação com Lais e Palmira fazendo 19 dos 23 pontos do período, cortando o déficit para 6 no minuto final, mas já era tarde.

– É importantíssimo manter a regularidade de vitórias em casa, estamos buscando as primeiras colocações. O time está focado, quer chegar nas finais e bem. Hoje começou o segundo turno, [tem] muito jogo pela frente, cada pontinho é muito importante -, disse Silvinha, que foi bem ao marcar 16 pontos.

– Nenhuma das duas equipes fez uma grande equipe. As duas erraram bastante e Santo André teve aproveitamento melhor. A instabilidade foi a marca do time. Foi começar a cair as bolas quando o jogo já estava perdido -, criticou Barbosa, técnico do Funvic/Ituano.

A equipe do interior paulista volta a jogar na próxima sexta-feira (16) ao receber o lanterna Poty/BAX/Catanduva no Ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP). No domingo, o Santo André/Apaba vai até Santa Catarina enfrentar o 5º colocado Blumenau.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Com 14 pontos, Lais fez sua melhor partida na temporada (Jorge Bevilacqua/Santo André-Apaba)

 

Starr Fairbanks [esquerda] e La’Queda Davis [direita] tiveram atuações discretas na estreia (Jorge Bevilacqua/Santo André-Apaba)

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA PARTIDA