O selecionado de Cuba (foto) sagrou-se campeã do CentroBasket Feminino – 2014 ao derrotar Porto Rico, por 58 a 47 (29 a 20 no primeiro tempo), em Monterrey, no México, na partida decisiva, que ocorreu neste sábado (26 de julho). A partida foi bastante acirrada e marcada pelo equilíbrio.

Os destaques da partida foram Yamara Amargo (19 pontos, 04 rebotes e 02 assistências) e Casanova Gonzalez (13 pontos e 04 assistências), por Cuba; Cortijo Sanchez (25 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e Placido Morales (08 pontos e 03 rebotes), em favor de Porto Rico.

O elenco cubano, que é comandado pelo técnico Alberto Zabala, mantém com êxito o ciclo que começou na Copa América – 2013, em Xalapa (México), e veio a Monterrey (México) com grande parte do grupo que vai ao Mundial da Turquia, em setembro.

Além de Cuba e Porto Rico, a República Dominicana, terceira colocada, garantiu vaga na Copa América – 2015 e também nos Jogos Pan-americanos de Toronto – 2015. Já a seleção das Ilhas Virgens, que ficou com o quarto lugar, se qualificou apenas para a Copa América.

A jogadora Yamara Amargo, de Cuba, foi eleita a Jogadora Mais Valiosa (MVP) do campeonato.

Patrocinadores Oficiais: Bombril, Ironage, Eletrobras – Ministério do Esporte/Lei de Incentivo
Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo
Agencia Oficial: Brunoro Sport Business (BSB)
Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Foto: FIBA Américas