Com vitória sobre o Uninassau no Jogo 5 da Final, o Corinthians conquistou o título da LBF CAIXA e fez a festa ao lado de seus torcedores (João Pires/LBF)

Soberano durante toda a sétima edição da LBF CAIXA, o Corinthians/Pague Menos/Americana conquistou o título do maior campeonato de basquete feminino do Brasil. Com campanha e grandes números coletivos e individuais desde as primeiras rodadas da LBF CAIXA, o time de Americana confirmou seu favoritismo nos playoffs e subiu no lugar mais alto do pódio.

Com vitória sobre o Uninasssau Basquete no Jogo 5, por 73 a 66, o Corinthians fechou a série Final da LBF CAIXA melhor de cinco jogos em 3 a 2, conquistou seu primeiro título na história do campeonato nacional e levou o nome da cidade de Americana ao topo do basquete feminino pela quarta vez na história da LBF CAIXA.

“Estou muito feliz, principalmente por terem tido cinco jogos, o que é muito bom e necessário para o basquete feminino. Eu estava muito nervosa, ansiosa, querendo muito ser campeã, mas acho que fui bem nos cinco jogos. Nosso time estava muito bem preparado e isso nos ajudou muito, então estou muito feliz. Foi uma final com várias emoções, mas perfeita”, disse Babi, armadora do Corinthians.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Após vice na temporada passada, Corinthians soltou o grito de campeão nesta LBF CAIXA (João Pires/LBF)

Após o vice-campeonato na temporada passada, o Corinthians manteve praticamente todo seu elenco e ainda buscou peças no mercado para reforçar o time. Com o elenco entrosado e melhorado para a atual temporada, o time alvinegro iniciou a disputa da LBF CAIXA com cinco vitórias consecutivas e depois encerrou o 1º turno com campanha de nove triunfos em dez partidas.

Com grande desempenho também no 2º turno, o time da cidade de Americana garantiu vaga aos playoffs com sete rodadas antes do fim da fase de classificação, liderança isolada da tabela com quatro rodadas para o fim da 1ª fase e com campanha de 18 resultados positivos em 20 partidas disputadas.

“As estatísticas não mentem. Seria injustiça a gente não terminar essa temporada como campeãs. Treinamos demais, lutamos demais durante toda a temporada em busca dessa gloria. Não conquistamos essa campanha à toa, temos mérito em cima disso. Abrimos mão da vaidade, nos fechamos como um grupo e o resultado positivo é fruto de tudo isso”, comentou Karla Costa, do Corinthians.

Tal desempenho do Corinthians durante a fase de classificação foi refletido nas estatísticas. O time comandado pelo técnico Antonio Carlos Vendramini liderou a LBF CAIXA como o melhor ataque, com 73,6 pontos, com mais assistências, com média de 16,1, em aproveitamento nos arremessos de 3 pontos, com 34,9 de acerto, em bolas roubadas, com 14,4, com mais tocos, com 2,1 bloqueios,  com a maior eficiência, com 90,5 pontos, e também com menos erros, com apenas 13,3 por partida.

Além dos grandes números coletivos, o Corinthians também contou com os destaques individuais de Damiris, cestinha da LBF CAIXA com 20,3 pontos, líder de eficiência do campeonato, com 21,3, e líder em arremessos para 2 pontos por jogo, com 11,7, de Joice e Melissa Gretter, com respectivas 3,8 e 3,7 assistências por jogo, e Karla Costa como líder no aproveitamento de 3 pontos, com 50,6 de acerto.

Com total domínio na fase de classificação no maior campeonato de basquete feminino do Brasil, o Corinthians superou o até então campeão Sampaio Corrêa na fase semifinal dos playoffs, com varrida por 2 a 0, e conquistou o título da LBF CAIXA 2016/2017 ao bater o Uninassau e encerrar a série melhor de cinco jogos em 3 a 2.

“É muito difícil vencer uma equipe em que todas as atletas do elenco sabem seus poderes, papeis como companheiras e também em quadra. Mesmo em um jogo como esse de hoje que o Vendramini acabou usando poucas jogadoras nós estávamos lá no banco vibrando a cada bola. Importante é vencer, então quando estamos na mesma energia é quase impossível nos vencer”, finalizou Karla.

Após título do campeonato nacional, atletas do Corinthians foram só sorrisos (João Pires/LBF)