Colombianas testaram defesa da Seleção; reação no 3º período foi fundamental (Divulgação/FIBA)

Foi suado, mas a seleção brasileira está em mais uma final de Sul-Americano. Contra a Colômbia, foi para o intervalo atrás no marcador, mas contou com um terceiro período impecável para vencer por 67 a 58, no Coliseo San Antonio, em Tunja, na Colômbia.

Mais uma vez, o principal destaque brasileiro foi Clarissa. A pivô carregou a ofensiva com 21 pontos, 13 rebotes e 31 de eficiência. Tainá Paixão também foi muito bem, com 14 pontos e 7 rebotes

A grande decisão é já nesta terça-feira (4), às 22 horas (horário de Brasília), e mais uma vez contra a Argentina – rival de cinco decisões seguidas entre 2006 e 2014. A seleção albiceleste eliminou o Paraguai na outra semifinal, com uma vitória por 80 a 67, e busca revanche contra as brasileiras, que venceram todas as edições desde 1984 – está em busca do 27º título e do decacampeonato seguido (17).

As colombianas entraram empolgadas com a boa atuação contra a Argentina, mas o Brasil soube dominar o primeiro período com as cestas de Clarissa. Carregada com três faltas, a pivô ficou no banco durante boa parte do segundo quarto, quando a seleção viveu seu pior momento em quadra. O time da casa encostou, passou à frente e foi para o intervalo em vantagem.

Era necessária uma reação brasileira – e ela veio de forma heroica. A defesa conseguiu anular a ofensiva da casa e Clarissa voltou à quadra para ajudar na parcial 20-2, que deixou a seleção em situação bastante confortável para o final do jogo. Com a vantagem passando da casa dos 10 pontos, foi só administrar o quarto final para garantir  a 24ª final consecutiva desde 1967.

“Uma vitória do time, ou seja, do nosso grupo que voltou forte para o segundo tempo e conseguiu se recuperar, abrindo uma boa vantagem para vencer bem. Agora, nesta final diante da Argentina, será um novo jogo, tudo o que já passou ficou para trás, temos que trazer as coisas boas e fazer a nossa parte da melhor forma possível”, disse Clarissa.

Os números e performances individuais do jogo podem ser conferidos no site oficial da competição. A grande final terá a transmissão do canal Basquete Brasil na TV NSports.

Seleção vai em busca do 17º título consecutivo da competição (Divulgação/FIBA)