Crédito: Divulgação/FIBA

Alba Torrens, da Espanha, foi peça fundamental na vitória espanhola sobre as chinesas  Crédito: Divulgação/FIBA

China, Espanha, Senegal e Canadá duelaram nesta quarta-feira pelo grupo “B” do basquete feminino, movimentando a Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro. Dando início nas atividades do quinto dia de competições da Rio 2016, as espanholas enfrentam as chinesas, vindo de uma dura derrota para os Estados Unidos (103-63), buscando se reencontrar com as vitórias. Já as orientais, que venceram a equipe do Senegal por 37 pontos de vantagem na rodada anterior, queriam manter o embalo para chegar a sua segunda vitória nas Olimpíadas.

O jogo foi disputado até o terceiro quarto, quando as espanholas, lideradas por Alba Torrens, que foi a cestinha do jogo, com 32 pontos, além de 8 rebotes e 4 assistências, abriram vantagem para não mais perder e fechar a partida por 89 a 68.

A vitória foi baseada no grande aproveitamento espanhol em cima dos erros chineses – 24 pontos convertidos dos 17 turnovers chineses –, permitindo a Espanha ser terceira colocada do grupo “B”, tendo perdido apenas uma partida das 3 disputadas. Com o resultado, as chinesas agora ficam com duas derrotas e 1 vitória, mas ainda continuam classificadas para às fases finais da Rio 2016.

Senegal e Canadá fecharam a rodada do quinto dia de disputas, com um jogo pra lá de movimentado. O tima africano tentou de todas as formas chegar à vitória, já que vinha de duas derrotas seguidas, e assim continuar vivo na competição. Contudo, as canadenses tiveram um volume de jogo maior e, sobretudo, calma para conseguir administrar as reações impostas pelas adversárias. Ao fim, 68 a 58 para a seleção do Canadá, que chega a sua terceira vitória seguida e agora ocupa a segunda colocação do grupo.

Tamara Tatham, do Canadá, foi a desquete com 13 pontos anotados, 10 rebotes e 20 de eficiência (Crédito: Divulgação/FIBA)

O destaque pelo lado canadense fica por conta de Tamara Tatham, que ajudou sua equipe a sair de quadra vitoriosa, sabendo controlar a bola nos momentos de maior reação senegalesa. Pelo time do Senegal, Astou Traore foi quem trabalhou de todas as formas, marcando 24 pontos, pegando seis rebotes, dando 2 assistências, roubando 4 bolas e somando 24 de eficiência, para que a seleção de seu país conquistasse a primeira vitória na competição.

Agora a Espanha enfrentará Senegal para seguir na sequência de vitórias e tentar chega na vice liderança do grupo, já que as americanas e as canadenses, ambas invictas, batalharão pela liderança do grupo. Quem sair derrotado deste super confronto, poderá ficar com a campanha de 3 vitória e 1 derrota, assim como a Espanha, caso confirme seu favoritismo sobre Senegal. Já a China enfrenta a Sérvia, afim de se manter entre as 4 seleções que se classificam e seguir adiante na competição. Todos os confrontos serão na sexta-feira (12/08), à partir das 12h15, horário de Brasília.