LSB RJ/Sodiê Doces é uma das caçulas da LBF CAIXA 2019 (Diego Maranhão/Divulgação LBF)

Após pouco mais de oito anos, o Estado do Rio de Janeiro volta a receber uma partida da LBF CAIXA nesta quinta-feira (14). Às 19h, a Liga Super Basketball/Sodiê Doces recebe Blumenau na Arena Olímpica de Deodoro, na zona oeste da capital carioca. A partida terá transmissão da ESPN Extra e do WatchESPN.

Formada por jovens jogadoras de uma liga amadora local, a LSB RJ é uma das estreantes da temporada. Será o primeiro representante carioca na LBF CAIXA desde o Instituto Mangueira, em 2010/2011, primeira temporada da LBF CAIXA. E no comando, terá o mesmo treinador do time carioca de oito anos atrás: é Guilherme Vos, referência no basquete feminino carioca e dono de vasta experiência em seleções de base. Do grupo, apenas três jogadoras  já tem experiência em LBF CAIXA: a pivô Lorraine (jogou por três anos na Uninassau) e as recém-contratadas Angela Paradzinski (2014/2015, Basquete Jaraguá) e Thainá (2014/2015, São José).

A ala Camila Machado disse o que espera da estreia do time carioca em cenário nacional.

Camila Machado quer começar com o pé direito no nacional (Diego Maranhão/Divulgação LBF)

“Eu espero a vitória sempre, independente do time que enfrentamos. Mas também espero que consigamos dar exemplo para geração mais nova. E que as incentivemos para continuar lutando pelo basquete feminino. Espero que consigamos colocar em prática tudo que sabemos”, disse a jogadora de 25 anos e 1,82m.

No entanto, a LSB RJ/Sodiê Doces já sabe que terá um desfalque para a estreia. A ala/pivô Carol França sofreu uma entorse no joelho e está fora do duelo.

Blumenau teve seu melhor desempenho em LBF CAIXA na temporada passada, quando foi semifinalista e terminou na 4ª posição geral. Manteve a base e se reforçou com nomes como a jovem armadora Lays, 3ª cestinha geral em 2018, e a experiente pivô Gil Justino, que está confiante para o começo de Liga.

Blumenau quer voos mais altos em 2019 (Alexandre Pereira/Divulgação LBF)

“As expectativas são as melhores, um pouco de ansiedade também, mas nada fora do normal e que possa atrapalhar. Estou em processo de adaptação ainda, mas já consegui entender um pouco a filosofia do João Camargo (técnico); trabalhei com ele o ano passado na Seleção Brasileira, então não está sendo muito difícil”, comentou Gil, que também falou sobre o adversário de hoje.

“Conhecemos a maioria das jogadoras da LSB RJ/Sodiê Doces. É uma equipe nova, mas tenho certeza que todas ali entrarão em quadra com muita disposição e vontade de vencer. Temos que impor o nosso ritmo e fazer o que treinamos no decorrer da semana; vamos, com certeza, buscar o primeiro resultado positivo”, complementou a pivô, duas vezes campeã da Liga em Americana e que estava no Vera Cruz Campinas.

Gil é uma das grandes novidades do time catarinense em 2019 (Alexandre Pereira/Divulgação LBF)

Clássico do ABC paulista adiado

Em razão do falecimento de Laís Elena, ex-treinadora de Santo André, a partida nº 4 da LBF CAIXA 2019, que seria realizada nesta sexta-feira (15) entre Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip e Santo André/Apaba, será adiada após solicitação da equipe andreense. Em breve, a LBF  comunicará a nova data da partida.

Já o jogo de sábado (16) entre Sampaio e Uninassau está mantido. As equipes nordestinas se enfrentam às 17 horas no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, com transmissão da LBF LIVE. O ginásio do Castelinho, casa da Bolívia Querida na LBF CAIXA, segue interditado após o teto desabar parcialmente devido às fortes chuvas na capital maranhense da última semana.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.