Adversários de longa data se enfrentam novamente; duelo de hoje será o 28º entre eles na história da LBF CAIXA (Ricardo Cassin e Robson Neves)

Quando a bola subir às 19h no ginásio da Ponte Preta para Vera Cruz Campinas e Uninassau/Cabo de Santo Agostinho, uma rivalidade histórica estará em quadra. Ou melhor, ao lado dela. A ESPN Extra transmite a partida.

Os confrontos entre as equipes são recentes –  foram apenas 5 desde 2018, quando o time paulista surgiu. Mas a sua base, que veio de Americana e que era comandada por Antonio Carlos Vendramini, travou diversas batalhas na história da LBF CAIXA contra os times pernambucanos treinados por Roberto Dornelas.

Já são 27 confrontos entre os técnicos, para ser mais exato. Desde 2013, ano em que assumiu a equipe paulista, Vendramini tem certa vantagem sobre o oponente da série semifinal – são 17 vitórias, contra 10 de Dornelas, que por sua vez venceu os últimos dois duelos e por isso chega ao jogo desta noite em vantagem.

Duelo entre Érika e Nadia é um dos destaques do confronto (Álvaro Jr.)

Em seis temporadas, os treinadores mais longevos da LBF CAIXA já se encontraram em três Finais, e em todas Vendramini ergueu a taça. Na primeira delas, na temporada 2013/2014, o Sport Recife de Dornelas era o atual campeão nacional (no único título invicto da história da LBF CAIXA) e chegou a vencer os dois jogos da fase de classificação, mas na decisão o ADCF/Unimed/Americana deu o troco e conquistou o título ao vencer a série por dois a zero – à época, a LBF CAIXA era decidida em série melhor de três, com o novo formato sendo introduzido somente na temporada 2016/2017.

Vendramini e o Americana levaram o título no Recife em 2014 (Robson Neves – Arquivo LBF)

No ano seguinte, os professores voltaram a se encontrar nas Finais, após uma vitória para cada lado na primeira fase. Sob o comando do América-PE e de jogadoras como Érika, Adrianinha, Tati Pacheco e Nadia (hoje no Vera Cruz Campinas), Dornelas venceu o primeiro embate no Recife (74×67). No entanto, quando a série veio para São Paulo, o Americana de Ariadna, Karla, Palmira e a MVP Clarissa conseguiu a reviravolta com direito a jogo 3 de apenas dois pontos de diferença (79×77).

Americana de Clarissa foi bi sobre o América-PE de Érika em 2015 (Wander Roberto/Inovafoto – Arquivo LBF)

Na última vez em que estiveram juntos na final, os times de Vendramini e Dornelas protagonizaram novos duelos acirrados. Depois de quatro jogos entre Uninassau e Corinthians Americana, a série melhor de 5 seguia empatada, com direito a uma vitória visitante para cada. No quinto e decisivo jogo, Damiris anotou 26 pontos e foi a MVP em mais um título do Corinthians Americana de Vendramini.

Novo triunfo em 2017 consolidou hegemonia entre treinadores (João Pires – Arquivo LBF)

Os dois treinadores são os únicos da história da Liga com mais de 100 vitórias no currículo: são 124 vitórias para Vendramini e outras 103 para Dornelas. Curiosamente, o centésimo triunfo do pernambucano veio no dia 25 de junho, quando sua equipe venceu no mesmo palco do confronto desta quinta por 64 a 60 e derrubou a invencibilidade paulista na temporada.

A série semifinal entre Vera Cruz Campinas e Uninassau/Cabo de Santo Agostinho registra o primeiro encontro dos técnicos rivais em Playoffs fora da grande decisão. Vitória pernambucana leva Dornelas a fazer a primeira final nordestina da história, contra o já classificado Sampaio Basquete. Triunfo campineiro leva a série ao terceiro e decisivo encontro no sábado (20, 18h), também no ginásio da Ponte.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Uninassau de Casanova pode fechar a série hoje (Robson Neves)

Vera Cruz Campinas  (1º) 0x1 (5º)  Uninassau/Cabo de Santo Agostinho

Jogo 1: 13/07, 16h. UNI 65×51 VER

Jogo 2: HOJE, 19h. Ginásio da Ponte Preta Paineiras, Campinas-SP. ESPN Extra e WatchESPN

Jogo 3 (se necessário): sábado, 20/07. 18h. Ginásio da Ponte Preta Paineiras, Campinas-SP. ESPN Extra e WatchESPN