A Seleção Brasileira de basquete feminino fechou sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Neste sábado (13/08), a equipe comandada pelo técnico Antônio Carlos Barbosa lutou bravamente em busca de sua primeira vitória na competição, mas acabou derrotada pela Turquia, por 79 a 76, em partida decidida após duas prorrogações.

Chegou ao fim: Com campanha de zero vitórias em cinco partidas disputadas na fase de grupos do torneio olímpico de basquete feminino no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira acabou eliminada precocemente da disputa da competição.

Bora pra próxima: Já a Turquia venceu três dos cinco jogos que disputou na primeira fase, mesma campanha da França e Japão, e ficou com a terceira colocação do grupo por conta dos critérios de desempate.

Protagonistas: Para sair de quadra com a vitória, a Turquia contou com grande atuação de LaToya Sanders, com expressivo duplo-duplo de 23 pontos e dez rebotes, e de Alben, que fechou o jogo com 18 pontos, nove rebotes e cinco assistências.

Cestinha: Pela Seleção Brasileira, destaque mais uma vez para a experiente ala Iziane, que foi a cestinha da equipe verde-amarela com 22 pontos, além de oito assistências e seis rebotes recuperados na partida.

Bem no garrafão: A Seleção Brasileira também contou com grande desempenho das pivôs Clarissa dos Santos, com duplo-duplo de 17 pontos e 12 rebotes, e Érika de Souza, com duplo-duplo de 16 tentos e 11 sobras recuperadas.

Brasil na frente: As duas defesas falaram mais alto no começo do período, mas aos poucos o sistema ofensivo da Seleção Brasileira foi de soltando dentro de quadra e abrindo vantagem no placar. A Turquia não apresentou um bom desempenho nos dez minutos iniciais da partida e viu o Brasil terminar a parcial com vitória por 15 a 8.

Boa vantagem: No segundo período, o Brasil seguiu dominando. Novamente não cedendo pontos fáceis para a Turquia, a equipe verde-amarelo melhorou ainda mais sua pontuação, venceu o período por 21 a 12 e foi para os vestiários com vantagem de 16 pontos (36 a 20).

Apagão: Os dez minutos de intervalo fizeram muito bem à equipe turca. O time europeu produziu no terceiro período mais pontos que em todo o primeiro tempo e, ao contrário, a Seleção Brasileira não conseguiu manter o mesmo desempenho da primeira etapa. Mesmo assim, o Brasil entrou no período derradeiro com vantagem de seis pontos (47 a 41).

Tudo igual: A Turquia seguiu ditando o ritmo da partida e não só reduziu sua desvantagem como virou o placar e chegou a ter sete pontos de vantagem quando faltavam menos de quatro minutos para o término da partida. Diante da grande recuperação turca, a Seleção Brasileira, com boa atuação de Érika de Souza, mostrou poder de reação e forçou a prorrogação.

Não aproveitou: No começo do tempo extra as duas seleções voltaram a se estudar e tiveram dificuldade de pontuação. Mas no decorrer da prorrogação o Brasil voltou a mostrar aquele desempenho da primeira etapa e entrou no último minuto da prorrogação com vantagem de cinco pontos (70 a 65), mas novamente a Turquia conquistou incrível reação e forçou mais uma prorrogação no duelo.

Fechou: Na segunda prorrogação o placar da partida seguiu muito igual durante os cinco minutos, mas a Turquia, que buscava a classificação e uma boa colocação no grupo, conseguiu se sair melhor, conquistou a vitória e impediu que a Seleção Brasileira conquistasse sua vitória de honra no Rio 2016.