Líderes da fase de classificação da sétima edição da história da LBF CAIXA, Corinthians/Pague Menos/Americana e Uninassau Basquete estarão frente a frente na série Final do maior campeonato de basquete feminino do Brasil, que será realizado em melhor de cinco jogos no formato 2-2-1, onde o time de melhor campanha realiza os Jogos 1, 2 e possivelmente o 5 em seu ginásio.

Líder da tabela de classificação com apenas duas derrotas em 20 jogos disputados, o Corinthians passou facilmente pelo Sampaio Corrêa e disputará a decisão da LBF CAIXA pela segunda temporada consecutiva. Já o Uninassau, foi o 2º colocado da 1ª fase do campeonato e varreu o Santo André por 2 a 0 na série semifinal antes de chegar à decisão do campeonato nacional.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Final da LBF CAIXA 16/17 terá em quadra os dois melhores times do basquete feminino brasileiro em quadra (Robson Neves/Divulgação)

Elite
Teremos os líderes da fase de classificação na Final da LBF CAIXA. O Corinthians foi dono da melhor campanha da 1ª fase, com 18 vitórias em 20 partidas disputadas. Já o Uninassau foi o 2ª colocado, com campanha de 14 triunfos em 20 jogos.

Vantagem alvinegra
Corinthians e Uninassau se enfrentaram quatro vezes na fase de classificação da LBF CAIXA 16/17 e o time alvinegro levou a melhor no confronto, ao sair de quadra com vitória em três das quatro oportunidades.

Segunda seguida
Essa é a segunda vez consecutiva que o Corinthians disputa a Final da LBF CAIXA. Na temporada passada o time alvinegro foi superado pelo Sampaio Corrêa pelo placar de 3 a 1 na série Final.

Pela tradição
O Corinthians busca seu primeiro título no maior campeonato de basquete feminino do Brasil  e busca também manter a tradição do basquete feminino de Americana, que já conquistou três títulos da LBF CAIXA.

Varrida corintiana
O Corinthians superou o Sampaio Corrêa nas duas primeiras partidas da série semifinal e conquistou vaga para disputar o troféu de campeão da LBF CAIXA.

Dominante, o Corinthians venceu o Sampaio Corrêa tanto no jogo em São Luís quanto em Americana e fechou a semifinal com 2 a 0 (João Pires/LBF)

2 a 0
Para chegar na decisão da LBF CAIXA, o Uninassau venceu as duas primeiras partidas da série semifinal melhor de três jogos contra o Santo André.

Uninassau centenário
No jogo que rendeu a vaga para a disputa da Final da LBF CAIXA, o Uninassau superou Santo André pelo expressivo placar de 108 a 58. Tal atuação ofensiva do time pernambucano foi a melhor marca da atual temporada da LBF CAIXA e a primeira com 100 ou mais pontos.

São seis
O Uninassau chega na Final da LBF CAIXA defendendo série espetacular de seis vitórias consecutivas no campeonato nacional. São quatro vitórias nas quatro últimas rodadas da fase de classificação e mais duas na semifinal.

Que desempenho
Cestinha da fase de classificação, com média de 20,4 pontos, Damiris foi a cestinha do Corinthians na fase semifinal dos playoffs, com média de 21 pontos.

Do outro lado
Vice-campeã com o Corinthians na temporada passada, a pivô Gilmara está do outro lado da Final nesta edição e defenderá a camisa do Uninassau contra o time alvinegro na decisão da LBF CAIXA.

Pelo quarto
Uma das atletas mais queridas pela torcida americanense, Karla Costa entra na Final do campeonato nacional em busca do quarto título da LBF CAIXA da sua rica carreira no basquete feminino.

Ariadna fechou a fase semifinal como líder de pontos e rebotes dos playoffs da LBF CAIXA (Robson Neves/Divulgação)

Pegou fogo!
Ariadna foi sem dúvidas uma das grandes protagonistas da classificação do Uninassau para a Final da LBF CAIXA. A ala cubana liderou toda a fase semifinal em médias de pontos, com 27,5 por jogo, e também em rebotes, com 10,0 por jogo.

Olho aberto
Assim como na temporada passada, o Corinthians terá mando de quadra na série Final dessa edição da LBF CAIXA. No ano passado, o time alvinegro saiu de quadra com resultado negativo nos dois primeiros jogos e ficou em situação mais do que perigosa na série.

Quer o bi
Dono de rica história no basquete feminino brasileiro, Roberto Dornelas, técnico do Uninassau, busca o seu segundo título da LBF CAIXA. O técnico foi campeão com o Sport Recife em 2013 e vice-campeão em duas oportunidades.

Fator Kelly
MVP do Jogo das Estrelas da LBF CAIXA, Kelly vive grande fase na temporada 2016/2017 e foi destaque do Uninassau na fase semifinal contra o Santo André com médias de 8,5 pontos, 7,0 rebotes e 3,0 assistências.

Forte nos dois lados
O Uninassau teve média de 97,5 pontos anotados e apenas 59,5 sofridos na fase semifinal da LBF CAIXA. Já o Corinthians foi dono da média de 83,5 pontos anotados e apenas 57,5 tentos sofridos nesta fase.

Que upgrade
Dona de médias de 12,4 pontos, 5,3 assistências e 4,1 rebotes na fase de classificação, a armadora cubana Ineidis Casanova, do Uninassau, teve médias de 21,0 pontos, 7,5 assistências e 3,0 rebotes durante a fase semifinal da LBF CAIXA.

Dona de belos números na fase de classificação, Casanova melhorou ainda mais suas estatísticas na fase semifinal da LBF CAIXA (João Pires/LBF)