Santo André campeão paulista 2017

Titulo coroa campanha quase irretocável de Santo André (Reprodução/ Basquete Santo André)

A melhor campanha, com o melhor ataque, a melhor defesa e a cestinha do campeonato. Com tantos destaques, seria muito improvável que o título não ficasse mais uma temporada em Santo André, agora Bicampeão Paulista com a vitória de sábado (18) sobre o São José, por 84 a 71, em casa, que fechou a série final em 2 a 0 (86 a 72 no jogo 1).

Motivadas a forçarem a terceira partida, as visitantes só conseguiram controlar o placar nos primeiros cinco minutos. Logo, as andreenses se encontraram na partida e passaram a ditar o ritmo do jogo, fechando o primeiro período já com 9 pontos de vantagem, muito graças às duas bolas de três convertidas de Luana no minuto final.

No segundo quarto, o ritmo não mudou. A equipe de Bruno Guidorizzi encaminhou bem o título com a atuação pelas alas da equipe. Ariadna, Jaqueline e Luana ajudaram a levar o time já com 20 pontos de vantagem para o intervalo.

Diante de uma missão quase que impossível, as joseenses foram para o ‘tudo ou nada’ no segundo tempo, mas as donas da casa não abriam chance para a reação. Após terceiro período bastante igual (19 a 18 para Santo André), a equipe de Carlos Lima conseguiu tirar a diferença, chegou a reduzir o déficit para 10 pontos e acabou fechando o quarto final com parcial 27 a 19, mas já era tarde. Com Jaqueline (cestinha das finais, 23) e Ariadna (21) pontuando mais uma vez na casa dos 20 pontos cada uma, o título ficou mesmo no ABC. Luana, com 15 pontos e 60% de aproveitamento do perímetro (3 de 5), foi o principal destaque vindo do banco. Pelas vice-campeãs, únicas a conseguirem derrotar Santo André no campeonato, Vitória Marcelino foi a maior pontuadora, com 16 pontos e 9 rebotes, seguida por Licinara, com 14 pontos.

Ariadna aumenta coleção de troféus ao ser eleita a melhor jogadora da competição (Reprodução/ Basquete Santo André)

O título coroa a campanha quase que impecável da equipe de Bruno Guidorizzi – 11 vitórias em 12 jogos, com 82 pontos por jogo e 58 sofridos em média – diferença de 23 pontos/partida. Com o bicampeonato consecutivo, Santo André chega ao seu quarto título paulista na história. Antes, a cidade já havia sido campeã em 1995 e 2011.

Com impressionantes 22,2 pontos por jogo em todo a competição, a ala Ariadna foi eleita a melhor jogadora do campeonato. “Voltar a jogar por Santo André e já conquistar um título em casa é realmente o melhor dos retornos”, disse a ala, que também reconheceu a importância da equipe e das diretoras Lais Elena e Arilza Coraça, personagens históricas da equipe, na conquista do prêmio individual. “Teve a contribuição de muitas pessoas, que me apoiaram o tempo todo e me incentivaram a dar o meu melhor”, declarou. A ótima campanha serve como estímulo para a disputa da LBF CAIXA, que começa em janeiro. Dona de três títulos do nacional, a cubana quer levantar o título por Santo André mais uma vez, assim como fez em 2010/11.

Mas ainda há a disputa dos Jogos Abertos, nesta semana, antes que Santo André brigue por mais um bicampeonato. “Ganhar o paulista nos credencia pra irmos muito forte pra LBF. O que a gente construiu ao longo da temporada serviu pra gente poder chegar na Liga bem entrosadas e para as novas (atletas) que chegaram conhecerem meu trabalho. A gente ganha em conjunto e isso pode ser um diferencial”, analisou o técnico campeão, Bruno Guidorizzi.