(Divulgação/FIBA)

A equipe norte-americana de basquete feminino novamente foi dona de campanha impecábel nos Jogos Olímpicos e terminaram com mais uma medalha de ouro (Divulgação/FIBA)

A medalha de ouro dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é dos Estados Unidos. A equipe norte-americana confirmou seu favoritismo no torneio olímpico, venceu facilmente a Espanha, por 101 a 72, na decisão da competição e conquistou a oitava medalha de ouro em sua história, a sexta de forma consecutiva.

24 anos: A última vez que a seleção norte-americana de basquete feminino saiu de quadra com derrota em Jogos Olímpicos foi em 1992, no torneio realizado em Barcelona (ESP). Na ocasião, os Estados Unidos foram superados pela Equipe Unificada, que contava com atletas de Estados Independentes que antes faziam parte da extinta União Soviética, na semifinal do torneio olímpico pelo placar de 79 a 73.

Seis seguidas: Com a vitória tranquila sobre a Espanha, os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos pela sexta vez seguida. (1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016).

Soberania: Além do Hexa, a equipe norte-americana conquistou a oitava medalha de ouro em sua história no basquete feminino olímpico em 11 edições realizadas e de longe é a seleção mais vitoriosa do torneio.

É muita medalha: Com a conquista da medalha de ouro do Rio 2016, a armadora Sue Bird, a ala/armadora Diana Taurasi e a ala Tamika Catchings, todas experientes e donas de grande história no basquete feminino, subiram no lugar mais algo do pódio pela quarta vez em suas respectivas carreiras nos Jogos Olímpicos.

Faz a diferença: O elenco recheado de superestrelas dos Estados Unidos mais uma vez mostrou todo seu potencial. Onze das 12 atletas do elenco norte-americano ajudaram sua equipe com pontos na vitória sobre a Espanha.

Jogou e joga muito: A grande destaque da vitória norte-americana foi a ala/armadora Diana Taurasi, que fechou o jogo com 17 pontos, com cinco bolas de 3 pontos em sete tentadas, além de três rebotes e três assistências.

Também ajudaram: A equipe norte-americana também contou com grande desempenho da ala/armadora Lindsay Whalen, com 17 pontos, seis assistências e quatro rebotes, das alas Maya Moore, com 14 pontos, seis assistências e cinco rebotes, e Elena Delle Donne, com dez pontos e quatro rebotes, e da ala/pivô Breanna Stewart, com 11 pontos e dois rebotes.

A equipe norte-americana conquistou mais um triunfo tranquilo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e faturaram a medalha de ouro (Divulgação/FIBA)

Dona de 17 pontos, a ala/armadora Diana Taurasi foi a grande protagonista da decisão da medalha de ouro do torneio olímpico de basquete feminino (Divulgação/FIBA)

Campanha impecável: Sim, mesmo com a derrota na final a campanha da Espanha no Rio 2016 foi impecável. Na quarta participação de sua história no torneio, o país europeu venceu quatro dos cinco jogos da primeira fase, depois bateu o Canadá nas quartas e a Sérvia na semifinal, antes de disputar a grande decisão do torneio olímpico.

Primeira medalha: Primeira Final. Primeira pódio. Primeira Medalha. Esse é o resumo do fim da campanha da Espanha nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O time comandado Lucas Mondelo entrou para a história do basquetebol espanhol com a conquista da medalha de prata, a primeira da história da seleção feminina da Espanha.

Lutaram muito: Pela Espanha, destaque da ala/armadora Alba Torrens, com 18 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, e da jovem pivô Astou Ndour, com 11 pontos e cinco rebotes.

Início forte: Logo no começo do jogo a Espanha mostrou que os Estados Unidos teriam que jogar muito para vencê-las. O país europeu jogou de igual para igual durante todo o primeiro período, chegou a liderar e abrir vantagem no placar em dois momentos, mas viu a equipe norte-americana se dar melhor nos instantes finais e fechar o quarto inicial com vitória parcial por 21 a 17.

Abriu: Os Estados Unidos começaram a dominar a partida no segundo período e pouco a pouco abriu vantagem no placar. Contando com grande atuação de todo seu talentoso elenco, já que todas as 11 atletas que entraram em quadra anotaram pontos, o time norte-americano melhorou muito seu desempenho ofensivo no segundo período, venceu o quarto por 28 a 17, e fechou a primeira etapa com 17 pontos de vantagem (49 a 32).

Praticamente fechou: Depois do intervalo, o desempeno norte-americano melhorou ainda mais. Mesmo com grande vantagem no placar e mais uma medalha de ouro já garantida no basquete feminino, o time do técnico Geno Auriemma deu show no terceiro período. Mais uma vez com todas as atletas mostrando mão afiada, os Estados Unidos marcaram 32 pontos no terceiro período, sofreram apenas 17 e entraram no último quarto com vitória de 81 a 49.

O ouro é delas: Com a partida já definida, as duas equipes trocaram cestas e aproveitaram seus últimos dez minutos no torneio olímpico do Rio de Janeiro. A equipe norte-americana segurou a vantagem construída e só esperou o cronômetro chegar ao fim para soltar o grito da conquista de mais uma medalha de ouro na Olimpíada.