Érika é figura certa na Seleção (Alexandre Loureiro/COB)

Disposto a conquistar o tricampeonato em 2020, o Sampaio Basquete trouxe mais um reforço de renome. Nesta terça-feira (4/2), a equipe maranhense anunciou a contratação da pivô Érika de Souza, que retorna ao país ao fim da atual temporada com o IDK Gipúzkoa, da Espanha.

A pivô da seleção brasileira faz parte do grupo prestes a disputar o Pré-Olímpico em Bourges, na França. O Brasil joga na quinta-feira contra Porto Rico, às 14h30 (horário de Brasília). Jogadora de confiança de José Neto, Érika também esteve na conquista do ouro no PAN e do bronze na Americup, no ano passado.

Em 2019, a jogadora chegou a ser anunciada pelo tubarão, mas a temporada espanhola prolongada fez a equipe inscrever Clarissa e liberar a pivô, que acabou acertando com a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho.

Em 11 partidas, Érika ajudou a equipe pernambucana a alcançar as semifinais da LBF CAIXA e terminou como a líder em rebotes (13,3), tocos (1,4) e eficiência (24) de toda a temporada. Anotou 6 duplos-duplos, foi MVP da Partida por 6 vezes e entrou no Quinteto Ideal LBF CAIXA 2019. Ao fim do ano, acabou laureada com o Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB.

Jogadora foi um dos destaques da última LBF CAIXA (Robson Neves)

Pela Seleção Brasileira, a carioca de 1,97m e 37 anos tem um vasto currículo. Participou de três Olimpíadas (2004, 2012 e 2016) – sendo a cestinha geral dos Jogos de Londres com 16,5 pontos por jogo -, além de quatro Mundiais. Foi campeã da WNBA aos 20 anos, pelo Los Angeles Sparks. Nos Estados Unidos, também atuou por Connecticut Sun, Chicago Sky e San Antonio Stars.

Na Espanha, conquistou por oito vezes a Liga nacional, com cinco conquistas seguidas entre 2007 e 2011 – quatro delas pelo Ros Casares Valencia, além do bi em 2017 e 2018 pelo Avenida.

Em 77 jogos pela LBF CAIXA, tem o título de 2013 pelo Sport Recife-PE e médias de 13,8 pontos e 10,4 rebotes – esta a segunda maior da história da competição. Após cinco temporadas, será a primeira vez que a pivô defenderá uma equipe fora de Pernambuco na principal competição do país.

Érika conquistou a LBF CAIXA 2013 pelo Sport Recife (Robson Neves)

Érika se junta ao estrelado elenco boliviano, que já conta com Raphaella MonteiroIsabela RamonaTainá PaixãoTati Pacheco, Gil e Gabriela, além do técnico Virgil Lopez.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da LBF, que organiza a LBF CAIXA e possui a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).