(Paulino Lamenha)

Nesta quarta-feira (7), no segundo dia do basquete feminino no PAN, a Seleção Brasileira garantiu a primeira colocação do grupo A ao derrotar Porto Rico por 64 a 58, no Coliseo Eduardo Dibós, em Lima. A vitória também classificou o esquadrão à fase semifinal, que será disputada nesta sexta-feira (9). A Colômbia será o provável adversário.

O garrafão comandou a pontuação no placar, com Clarissa (Sampaio Basquete) e Érika (Uninassau/Cabo de Santo Agostinho) anotando 12 pontos cada. Destaque também para Rapha Monteiro, com 11 pontos.

Nesta quinta (8), o adversário é o Paraguai (20H de Brasília), no encerramento da fase de grupos. A equipe guarani já está eliminada do torneio.

O início de jogo assustou, com as porto-riquenhas comandando as ações especialmente no segundo quarto, quando chegaram a abrir 13 pontos de vantagem. Mas o time de José Neto mostrou brio e reagiu ainda no primeiro tempo, com seu poderio do perímetro que veio com as bolas de três de Isabela Ramona e Tainá Paixão.

Ramona e Érika foram bem nesta quarta (Alexandre Loureiro/COB)

O Brasil seguiu mais consistente no terceiro quarto, quando aplicou parcial 19-9. Assim como na estreia, o adversário tentou se reaproximar no fim e ameaçar a vitória, mas ela ficou mesmo do lado brasileiro. Porto Rico teve a cestinha da partida, Jennifer O’Neill, com 23 pontos.

No final, todo o grupo brasileiro atravessou a quadra para abraçar a ala/pivô Aline Moura, que se contundiu na estreia e está fora do PAN.

LBF CAIXA em peso no PAN

Mais de 90% do elenco de 12 jogadoras é composto por destaques da atual temporada da LBF CAIXA. Entre elas, Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete), finalista e 10x MVP da Partida na temporada; Érika, que chegou à semifinal com a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho; e Patty (Vera Cruz Campinas), uma das principais cestinhas da temporada. Apenas a pivô Stephanie, do basquete universitário norte-americano, não atua no país.

A lista tem 11 jogadoras de seis das dez equipes participantes da LBF CAIXA 2019. O Sampaio é a equipe mais representada, com quatro atletas convocadas (confira a lista completa abaixo). As finais entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete começam no dia 16, com transmissão da ESPN Extra e da TV NSports.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

SELEÇÃO BRASILEIRA – PAN 2019

Coliseo Eduardo Dibós, Lima – Peru

Grupo A

6/8 – Brasil 79×71 Canadá

7/8 – Brasil 64×58 Porto Rico

8/8 – Brasil x Paraguai (20H)

ELENCO

Aline Moura (ala/pivô) – SESI Araraquara

Clarissa (ala/pivô) – Sampaio Basquete

Débora (armadora) – SESI Araraquara

Érika (pivô) – Uninassau/Cabo de Santo Agostinho

Isabela Ramona (ala/armadora) – Uninassau/Cabo de Santo Agostinho

Izabella Sangalli (ala) – Ituano Basquete

Lays (armadora) – Blumenau

Patty (ala) – Vera Cruz Campinas

Raphaella Monteiro (ala) – Sampaio Basquete

Stephanie (ala/pivô) – The Master’s University (EUA)

Tainá Paixão (ala/armadora) – Sampaio Basquete

Tati Pacheco (ala) – Sampaio Basquete