Kelly busca levar o Funvic/Ituano à primeira vitória, contra um São Bernardo que quer embalar. Julieta Ale lidera a ofensiva catanduvense contra a melhor defesa do campeonato (Montagem)

Duas partidas no interior de São Paulo abrem o mês e a nova rodada da LBF CAIXA. Após três partidas, o Funvic/Ituano finalmente estreia em casa (19 horas), no Ginásio Joaquim Dias, em Itu, contra o São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip. A estreia acontece justamente no aniversário de Itu, que completa 408 anos nesta sexta-feira. Em Catanduva, as donas da casa buscam a primeira vitória na competição em jogo difícil contra o líder Vera Cruz Campinas (21 horas), que fechou janeiro invicto. Os dois jogos têm transmissões ao vivo e exclusivas pela LBF LIVE.

O início ruim no campeonato faz com que o Funvic/Ituano figure entre os lanternas da equipe. Com 73,6 pontos sofridos em média nos três primeiros jogos, a equipe entra nesta rodada com a pior defesa do campeonato. O maior problema da má fase ituana é o segundo tempo: a equipe cai de produção e sofre em média 40 pontos por partida. O ataque também ainda não funcionou como o esperado. Com 53,3 pontos por jogo, a média ituana só é melhor que as da Uninassau e do adversário de hoje.

Empolgado pela vitória sobre o Poty/BAX/Catanduva, o São Bernardo/Brazolin/Unip tenta aproveitar a fase do rival para emplacar o segundo triunfo seguido na LBF CAIXA. A ala/pivô Thayná, que liderou várias estatísticas em janeiro, assustou nesta semana quando torceu o pé direito no treino – mas deverá jogar. Apesar da campanha ruim, o técnico são-bernardense Marcio Bellicieri acredita que o Funvic/Ituano ainda é favorito no campeonato e prega cautela.

“Jogaremos contra uma equipe bastante madura, com atletas de qualidade técnica inquestionável. Um time que considero extremamente competitivo, sendo uma das quatro forças, mas que teve uma sequência de jogos bastante difícil neste início da competição. Por esses motivos espero um confronto muito difícil”, alertou Bellicieri, que espera usar a juventude e ‘muita disciplina tática’ a seu favor na partida.

 

Defesas opostas em Catanduva

Às 21 horas, duas equipes em situações diferentes se enfrentam no Ginásio Muncipal Anuar Pachá, em Catanduva. Dono da segunda pior defesa do campeonato (71 pontos sofridos por jogo), o Poty/BAX/Catanduva terá dura missão para neutralizar o líder Vera Cruz Campinas, dono das melhores médias ofensivas (72,7 pontos por jogo) e defensivas (54 pontos sofridos por jogo) da competição.

Apesar do cenário, a equipe de Fernanda Hartwig sabe que trabalhar a bola é o melhor caminho para a vitória. E isso a equipe tem feito bem – com 15,7 passes por jogo, a equipe lidera a competição nas assistências entre equipes com duas ou mais partidas disputadas. A armadora Natalia, referência catanduvense, também lidera a estatística entre as atletas, ao lado de Lays, armadora do São Bernardo/Brazolin/Unip – ambas tem 5,7 assistências de média. As argentinas Julieta Ale (13 pontos por jogo) e Ornela Bacchini (10,3 pontos por jogo) também foram bem nos três jogos iniciais, mediando em dígitos duplos na pontuação.

Dona de uma ótima atuação na última partida, com 14 pontos e 13 rebotes, a pivô Monica Nascimento acredita em uma boa partida do Vera Cruz Campinas, mas que a equipe não terá vida fácil para sair do noroeste paulista com mais dois pontos. “Apesar das quatro vitórias, temos que manter os pés no chão. Todo jogo tem suas dificuldades e contra Catanduva não será diferente. Ainda mais se tratando de mais um jogo fora de casa”, disse. A equipe segue sem Mari Dias, com uma fratura no pé direito.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.