Cacá, Sassá, Paixão, Érika, Débora e Tassia estarão em quadra neste final de semana (Montagem sobre fotos de Diego Maranhão/Jorge Bevilacqua/Ellen Costa/Juca Ferreira/Matheus Marques/Fábio Leoni)

Vai sobrar emoção no final de semana da LBF 2021! A fase de classificação chega ao fim com três jogos decisivos, que definem seis posições e os duelos das quartas de final nos Playoffs, previstos para começar no dia 16.

Neste sábado (10), KTO/Blumenau e Santo André/Apaba (17h30, LBF LIVE) duelam em Santa Catarina pela sexta posição. Com 17 pontos cada, os adversários chegam para o jogo com diferentes retrospectos desde o retorno da liga após a pausa para a Americup.

As catarinenses venceram três dos seus cinco jogos desde 27 de junho, incluindo dois triunfos longe de casa. As paulistas, por sua vez, ganharam apenas um de seus três últimos jogos – mas a vitória, sobre o então líder, Ituano, elevou a moral do grupo, que tinha vários desfalques.

Vitória Marcelino e Ariadna duelam em SC pelo 6º lugar (Vitor Bett/Jorge Bevilacqua)

No domingo, dois jogos às 11h30 definem os quatro primeiros lugares da tabela.

Em São Luís (MA), o Sampaio Basquete, que vem de uma imponente vitória sobre o Ituano Basquete, encara o Vera Cruz Campinas (11h30, LBF LIVE), que tem duas vitórias consecutivas e segue buscando seu melhor rendimento sob o técnico Borracha.

Ambos apresentam campanhas similares (21 pontos e oito vitórias cada), mas o time paulista leva vantagem por ter vencido o jogo em Campinas no primeiro turno. Vitória campineira garante a terceira colocação ao campeão de 2018. Já um triunfo do Sampaio pode fazer com que o time maranhense ainda termine na segunda colocação – para isso, depende de um revés do Ituano no outro jogo da rodada, o que deixaria o tubarão em vantagem sobre o galo pelo saldo no confronto direto.

Finalistas das últimas duas edições, Vera Cruz Campinas e Sampaio batalham no domingo (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

Em Araraquara (SP), o SESI Araraquara, que faz a melhor campanha desde a retomada da liga (4 vitórias em 4 jogos) e assumiu a liderança após vencer nesta quinta o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, recebe o Ituano Basquete (11h30, TV Cultura), que perdeu a primeira posição para o adversário ao vir de três derrotas seguidas. Quem vencer, sagra-se campeão virtual da primeira fase e garante mando de quadra por toda a fase de playoffs.

As únicas equipes que já têm posições definidas e aguardam o resultado dos jogos são a Sodiê Doces/Mesquita/LSB, quinta colocada com 20 pontos e que enfrenta o quarto lugar nas quartas, e o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, oitavo com 16 pontos, que espera a definição do campeão da primeira fase, seu primeiro adversário nos playoffs.

Os playoffs da LBF 2021 estão previstos para começar em 16 de julho, com séries quartas de final melhores de três, mesmo formato das semifinais. A decisão será jogada em melhor de cinco jogos.

A LBF 2021 conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball e tem a Wilson como fornecedora de material esportivo oficial, a TV Cultura como emissora oficial, a GOL como companhia aérea oficial, o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, a parceria da Espaçolaser e o apoio via Lei de Incentivo ao Esporte de AB Concessões, Açúcar Guarani, Colorgin, Hospital Vera Cruz e Tópico.

Melhores equipes da temporada, SESI Araraquara e Ituano Basquete decidem a liderança; no primeiro turno, deu galo; agora, equipes têm contextos diferentes (Nathane Agostini/Ituano Basquete)

FIM DE SEMANA DECISIVO NA LBF 2021

Os duelos e a matemática para as quartas de final; o que já está definido e o que ainda falta

 

KTO/Blumenau (7º, 17 pontos, 6V-7D) x Santo André/Apaba (6º, 17 pontos, 4V-9D)

10/7, sábado, 17h30, LBF LIVE

Ginásio do Vasto Verde, Blumenau (SC)

* Vencedor garante a sexta posição e encara o terceiro colocado geral, sem vantagem de quadra; perdedor encara o segundo lugar, também sem vantagem.

 

Sampaio Basquete (4º, 21 pontos, 8V-5D) x Vera Cruz Campinas (3º, 21 pontos, 8V-5D)

11/7, domingo, 11h30, LBF LIVE

Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA)

* Vitória do Vera Cruz Campinas mantém as posições de ambos para os playoffs;

* Vitória do Sampaio Basquete deixa o Vera Cruz Campinas em 4º e pode levar o tubarão ao segundo lugar em caso de derrota do Ituano Basquete para o SESI Araraquara;

* Perdedor encara a Sodiê Doces/Mesquita/LSB nas quartas, com mando de quadra.

 

SESI Araraquara (1º, 23 pontos, 10V-3D) x Ituano Basquete (2º, 22 pontos, 9V-4D)

11/7, domingo, 11h30, TV Cultura

Ginásio do SESI Araraquara, Araraquara (SP)

* Vencedor garante a primeira posição geral para enfrentar o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva nas quartas de final;

* Se perder, Ituano precisa contar também com uma derrota do Sampaio Basquete para não terminar em terceiro;