Santo André/APABA, de Luana, faz seus primeiros jogos fora de SP [Jorge Bevilacqua/Santo André APABA]

O primeiro turno da  LBF CAIXA termina neste final de semana com seis partidas em três estados. Todas terão transmissão ao vivo e exclusiva pela LBF LIVE, com exceção de Sampaio Basquete x Santo André/APABA, jogo exibido no domingo às 15 horas pela TV Gazeta.

Tudo embolado entre o segundo e quinto colocados, que se enfrentam em quatro jogos no nordeste. Nesta sexta-feira [2], o vice-líder Sampaio Basquete [4-2] recebe no Ginásio Castelinho o São Bernardo/Brazolin/Unip [19h], quinto colocado com campanha neutra [3 vitórias e 3 derrotas]. Depois de enfrentar o líder do campeonato e vender caro a derrota no último sábado, a equipe de Marcio Bellicieri tem pela frente a melhor defesa da LBF CAIXA. “[É] Uma equipe muito bem montada, acredito eu uma séria candidata ao título. Estamos cientes das dificuldades que teremos pela frente nessas duas próximas rodadas, mas também vislumbramos a possibilidade de acabarmos o turno entre as quatro primeiras equipes”, opinou Bellicieri.

“O São Bernardo tem um jogo atípico, chamado de ‘Small Ball’, baseado na velocidade das jogadoras. Nos preparamos bem nos treinamentos para enfrentar esse adversário e manter o momento favorável no campeonato”, comentou Virgil Lopez, técnico da Bolívia Querida.

Gil tem feito ótimo campeonato, sendo uma das peças-chave do ataque da Uninassau [Vitor Bett/Blumenau]

Uma hora mais tarde [20h] no Recife [PE], Uninassau Basquete e Santo André/APABA entram em quadra no Ginásio Wilson Campos, separados por apenas 15 pontos no saldo. É a primeira vez que as equipes se encontram após as semifinais da temporada passada, vencida por 2 a 0 pela equipe pernambucana. Com a ligeira vantagem em 2018, o primeiro campeão da LBF CAIXA terá todo o elenco à disposição para os confrontos do final de semana. Para a ala Luana, os resultados positivos são “de extrema importância. São nossos adversários diretos, equipes fortes, com o mesmo objetivo de concretizar a segunda posição na tabela. Teremos de ter uma defesa boa, consistente, errar o menos possível e acreditar ainda mais no nosso jogo coletivo”, opinou a ala, que na temporada passada defendeu o Sampaio.

Quarta pontuadora da Liga e TOP 5 em outras três estatísticas, a pivô Gil convoca o torcedor para ajudar a equipe a manter o bom desempenho. “Estamos nos afinando cada vez mais dentro de quadra. A presença da torcida nos jogos contra o Santo André e São Bernardo será importantíssima para nós. Tenho certeza que teremos seis atletas em quadra, sendo cinco jogadoras e mais uma gritando durante os 40 minutos”, convocou Gil, autora de 14 pontos no triunfo sobre Blumenau.

Em jogo isolado deste sábado, Blumenau e Poty/BAX/Catanduva fazem o duelo da parte de baixo da tabela. As cinco derrotas seguidas fizeram a equipe catarinense cair para a penúltima posição, e o confronto com o lanterna traz uma nova chance de quebrar a má fase. Má fase que a equipe paulista também pretende encerrar e para recuperar-se no segundo turno em busca dos playoffs. “Tivemos duas semanas com uma preparação muito boa. A vitória é muito importante pra ambas as equipes. Blumenau é um adversário forte, mas estamos confiantes para enfrentá-lo e conseguirmos nossa primeira vitória”, disse Julieta Ale, 7ª cestinha da LBF CAIXA que lidera a equipe da cidade-feitiço com 14,7 pontos por jogo. Para a ala argentina, uma vitória no sul passa por manter a intensidade durante toda a partida com uma defesa consistente.

Os confrontos da sexta-feira se invertem no domingo, com o Santo André indo até São Luís [MA] para enfrentar o Sampaio [15h, TV Gazeta] e o São Bernardo/Brazolin/Unip fazendo o caminho oposto, desembarcando no Recife [PE] para pegar a Uninassau. Com 8 jogos já realizados, o líder Vera Cruz Campinas, Presidente Venceslau e Funvic/Ituano folgam neste final de semana.

A CAIXA, junto ao Governo Federal, é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.

Julieta tenta liderar 1ª vitória do Poty/BAX/Catanduva. São Bernardo/Brazolin/Unip, de Lays, viaja ao nordeste [ Gabriel Inamine]