João e Mariana Camargo formam o único caso de pai e filha na LBF CAIXA (João Pires/LBF)

João Camargo e Mariana estão desde o começo da trajetória de Blumenau na LBF CAIXA, que começou em 2011, foi retomada em 2016 e teve seu ápice em 2018, quando a equipe de Santa Catarina alcançou as semifinais do torneio nacional pela primeira vez, ficando no quarto posto.

Pai e filha são o único caso do tipo na LBF CAIXA. E eles falam da relação em quadra, que já foi mais ‘estressante’, mas que hoje é pura cumplicidade. No dia dos pais desse ano, eles não comemoram juntos, mas é por um bom motivo. João está com a Seleção Brasileira, auxiliando o técnico Carlos Lima na preparação para o Sul-Americano, no fim do mês, na Colômbia.

Treinador rigoroso no começo

Mariana diz que João era muito exigente. “Confesso que no início foi difícil achar aquele limite de pai e filha no meio dos treinos e jogos (risos). Sempre muito exigente, mas hoje conseguimos lidar com isso perfeitamente”, diz a ala/armadora.

Camargo reconhece que exagerava na cobrança sobre Mariana dentro de quadra, numa tentativa de demonstrar que a filha não tinha privilégios pelo laço sanguíneo. “Hoje eu vejo que eu forçava demais a barra com ela, mas agora nós temos uma relação bem tranquila em quadra. A gente consegue separar totalmente essa questão de pai e filho, e existe uma cumplicidade muito grande entre nós. Só de olhar algumas coisas, ela já percebe o que eu vou falar”, diz Camargo.

(Arquivo/Mariana Camargo)

Deixando a figura pai de lado, o treinador Camargo elogia a importância da ala/armadora no esquema blumenauense. “Ela é fundamental. É uma das pilastras dessa equipe e uma referência pras meninas mais novas. Isso é muito importante pra nós, pois ela cumpre um papel que vai além da quadra e ajuda muito o nosso trabalho de formação”, diz.

Elenco-família

Mariana diz que o sucesso de Blumenau em 2018 também se deve ao pai ‘estender’ a família a todo o elenco. “Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos nessa última temporada, com lesões e desfalques, ele conseguiu fazer com que atingíssemos uma colocação jamais alcançada por Blumenau. Uma das principais características dele é o cuidado que ele tem com as atletas, tratando todas com muito carinho, sempre muito brincalhão, se preocupando com cada uma. E isso faz com que o time se torne uma família, o que eu tenho certeza que fez muita diferença também nessa última campanha.”

O ‘pai-treinador’ também é só elogios à filha-jogadora. “Primeiro, é um privilégio ser pai dela. Uma menina excepcional, tenho um orgulho danado dela e do João Caetano, filho que eu também treinei no masculino. Sou um pai que jogou basquete e tem dois filhos que jogam muito bem. É a evolução da espécie, pois o pai foi um jogador bem razoável, e a Mariana continua sendo uma referência no feminino. Sou muito orgulhoso e agradecido a Deus por ter me dado uma filha como ela.”

(Arquivo/Mariana Camargo)

Mariana finaliza: “Quando penso nele, a primeira coisa que vem à cabeça é orgulho, do ser humano que ele é, do caráter e da determinação que ele tem na vida. Ser treinada por ele é uma honra: além de tudo que já me ensinou e continua me ensinando na vida, também me ensina todos os dias dentro de quadra. Não consigo imaginar o basquete de Blumenau sem ele, o amor que ele tem pelo que faz é invejável. Tenho muita sorte de poder ter um pai técnico, um privilégio que poucas pessoas tem a oportunidade de vivenciar”.

Blumenau está na defesa do título do Campeonato Catarinense e já começou bem sua campanha, com duas vitórias contundentes sobre ADIEE/Avai/FME (83×17) e ABAVI/FME/Balneário Camboriú (98×28). A equipe volta à quadra nesta terça-feira (14), fora de casa, contra o Projeto Escola Basquete/ FMD/ Rio do Sul, ainda sem o técnico Camargo, comandado pela auxiliar Bruna Rodrigues.

A CAIXA é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a TV Gazeta como emissora oficial, a TV Globo, o SporTV e o globoesporte.com como parceiros de mídia oficiais, a bola oficial da Wilson e a AND1 como marca esportiva oficial.